Projeto FC nas Universidades acontece em Belo Horizonte/MG
Instituto Unidos pela Vida - 23/11/2015 16:21Universidades e hospitais da capital mineira, Belo Horizonte, receberam as aulas do Projeto Fibrose Cística nas Universidades entre os dias 16 e 19 de Novembro. Em parceria com a AMAM (Associação Mineira de Assistência à Mucoviscidose) e com profissionais de saúde da cidade, o Instituto Unidos pela Vida pode realizar cinco atividades durante os dias em que esteve lá.
Na segunda-feira, dia 19/11, a nossa diretora geral, a psicóloga Verônica Stasiak Bednarczuk (que também tem Fibrose Cística), palestrou pela manhã no Hospital João Paulo II (antigo CGP), para a equipe de Fibrose Cística. Na ocasião, ela falou sobre o impacto do diagnóstico tardio e da importância da adesão ao tratamento para que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida. Participaram da atividade profissionais da equipe multidisciplinar, e também os médicos da equipe (Dr Francisco Reis, Dr Marcelo de Fuccio, Dr Alberto Vergara, Dr Wilson).
No final da tarde, Verônica esteve no Hospital Julia Kubitschek (centro de tratamento para adultos com FC), explicando sobre a Fibrose Cística para médicos pneumologistas, clínicos gerais, e residentes na reunião científica do time, a convite do Dr. Marcelo de Fuccio.
Na terça feira, a convite do fisioterapeuta especialista em Fibrose Cística, Dr Evanirso Aquino, a aula aconteceu na PUC Minas, na cidade de Betim, para alunos do curso de Fisioterapia.
Na quarta feira, alunos de Fisioterapia da Dra Verônica Parreira e da Dra HIlda Jimenez da Escola de Fisioterapia da UFMG também passaram a conhecer a Fibrose Cística através desta aula.
Na quinta feira pela manhã, último dia do projeto na cidade, médicos e profissionais da equipe multidisciplinar de Fibrose Cística do Hospital de Clínicas da UFMG também tiveram a oportunidade de relembrar conceitos históricos da Fibrose Cística e outros pontos importantes relacionados à patologia, bem como a importância do diagnóstico precoce e da adesão ao tratamento.
Ao todo quase 150 pessoas participaram das atividades, entre alunos e profissionais da saúde. E, a partir de agora, todos poderão nos ajudar na árdua missão de divulgar a Fibrose Cística, contribuindo para a busca de diagnóstico precoce e tratamento adequado no Brasil!
Agradecemos imensamente a participação de todos e esperamos que as atividades tenham sido proveitosas! Para nós, foi inesquecível! =)
E se você tem interesse em participar da Etapa Virtual do Projeto FC nas Universidades, clique aqui e cadastre-se para assistir a videoaula: https://unidospelavida.org.br/video-aula-fc-nas-universidades/
Observações: A expansão do Projeto Fibrose Cística nas Universidades para Belo Horizonte só foi possível graças ao investimento do Instituto Legado de Empreendedorismo Social no Instituto Unidos pela Vida, quando fomos aprovados na banca de investimento social, em 2014.