Chamada de Artigos Científicos – Revista Visão Acadêmica (UFPR)

Comunicação IUPV - 15/04/2019 15:17

O Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, organização social com sede em Curitiba, que desenvolve nacionalmente projetos ligados à comunicação, suporte, políticas públicas, incentivo à atividade física, desenvolvimento organizacional, educação e pesquisa visando contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida das pessoas com FC, comunica que:
Entre 01 de Abril de 2019 e 30 de Junho de 2019 está aberta sua chamada de Artigos Científicos (Originais e Revisão) para avaliação e publicação na Revista Visão Acadêmica, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com volume exclusivo sobre o tema “FIBROSE CÍSTICA”. A publicação deste volume acontecerá em Setembro de 2019, em alusão ao Mês Nacional de Conscientização da Fibrose Cística no Brasil, coordenado pela referida instituição.
Os temas, dentro da temática Fibrose Cística, são livres. Apresentamos abaixo as normas para submissão.
A saber, a Fibrose Cística, também conhecida como mucoviscidose, é uma doença genética de caráter autossômico recessivo, crônica e progressiva, que atinge vários órgãos e sistemas do organismo. É mais comum na raça branca e atinge igualmente ambos os sexos. O paciente portador dessa doença apresenta secreções mucosas espessas e viscosas, obstruindo os ductos das glândulas exócrinas, que contribuem para o aparecimento de três características básicas: doença pulmonar obstrutiva crônica, níveis elevados de eletrólitos no suor, insuficiência pancreática com má digestão/má absorção e consequente desnutrição secundária. A disseminação de informações acerca desta patologia, bem como os estudos aprofundados sobre o tema, podem contribuir para o avanço nas pesquisas e, como consequência, para a melhora da qualidade de vida das pessoas acometidas por ela.
Informações:
Os trabalhos deverão ser enviados acompanhados de uma carta de solicitação de publicação que indique endereço, telefone e e-mail para contato com o(s) autor(es), bem como a classificação do trabalho (Artigo científico, Artigo de Revisão ou Resumo de dissertações ou teses).
IMPORTANTE: O(s) autor(es) deve(rão) enviar uma AUTORIZAÇÃO para publicação do trabalho na íntegra, no site da Visão Acadêmica, pela internet.  
Normas Gerais:

  1. a) Os trabalhos para publicação devem ser exclusivos à VISÃO ACADÊMICA, ou seja, não podem ter sido publicados ou enviados para outras revistas.
  2. b) Todos os originais são submetidos ao Conselho Editorial, que reserva-se ao direito de sugerir eventuais modificações de estrutura e conteúdo do trabalho, quando acordadas com os autores.
  3. c) As opiniões expressas nos trabalhos são de inteira responsabilidade do(s) autor(es).

Normas para Apresentação de Trabalhos
Formato: os trabalhos deverão ser digitados no editor de texto Microsoft Word, com página configurada em tamanho A4, fonte Arial, tamanho 12, espaço 1.5, com margens superior, inferior e esquerda com 3 cm e margem direita com 2 cm, observando a ortografia oficial.  O artigo deverá conter título e resumo em inglês. O trabalho deverá ser submetido online, sendo que o arquivo deverá ser salvo nos formatos doc, RTF ou PDF. Artigos de Revisão e Resumo deverão conter título e resumo em inglês.
Artigos Originais: Deve obedecer a seguinte estrutura: Introdução: apresentar o tema, definir o problema e sua importância, revisão da literatura e objetivo. Material e Métodos: método empregado, descrição da população/amostra estudada, participantes do estudo ou fonte de dados, data da coleta de dados, local de realização da pesquisa (sem citar o nome da instituição), técnica de coleta de dados, critérios de seleção entre outros devem ser descritos de forma clara, objetiva compreensiva e completa. Inserir o número do protocolo de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa e que a pesquisa foi conduzida de acordo com os padrões éticos exigidos; Resultados e Discussão: deverá ser apresentado com sequência lógica. Quando houver tabelas, gráficos ou figuras as informações devem ser complementares; a Discussão deverá seguir a sequência lógica dos resultados, comparação com a literatura e a interpretação dos autores. Conclusão: devem destacar os achados mais importantes, comentar as limitações e implicações para pesquisas futuras; Referências: formato ABNT.
Revisão: Deve obedecer a seguinte estrutura: Introdução; Metodologia; Referencial Teórico; Considerações Finais e Referências.
Qualquer dúvida referente à escrita e submissão do manuscrito entrar em contato com vinicius@unidospelavida.org.br ou através do site https://revistas.ufpr.br/academica/about
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco