Setembro Roxo 2025: confira os principais resultados
Comunicação IUPV - 14/10/2025 13:56
Campanha anual realizada pelo Instituto Unidos pela Vida em parceria com voluntários, associações e apoiadores de todo o Brasil, o Setembro Roxo – Mês Nacional de Conscientização sobre a Fibrose Cística tem como objetivo divulgar a fibrose cística para os mais diversos públicos, contribuindo para a ampliação do diagnóstico precoce e o acesso ao tratamento no Brasil.
Em 2025, a campanha teve como temática “A vida inspira a gente a lutar por um futuro melhor para quem tem fibrose cística“. Unida, toda a comunidade convidou a população brasileira a conhecer mais sobre a doença e, consequentemente, ser o fôlego na vida de alguém.
Uma campanha de fibra
O Setembro Roxo 2025 foi ainda mais especial por reunir pessoas que fazem parte da comunidade da fibrose cística em todas as etapas da campanha. A música “EsperançAR”, trilha sonora oficial, foi composta por Flávia Ferrario, mãe de fibra, enquanto a produção do vídeo ficou teve a participação da Manoela Veloso, mãe de fibra e produtora da Rolimã Filmes.
O visual da campanha foi feito por Leandro Moreira, pai de fibra e designer. E, diante das câmeras, os protagonistas foram Andrezza de Oliveira, os irmãos João Paulo Corrêa e Tetê Corrêa, e as irmãs Maryna e Maryana, diagnosticados com fibrose cística.
Imprensa
O vídeo oficial da campanha, feito em parceria com a produtora Rolimã Filmes, foi veiculado em 20 emissoras do Brasil, com destaque para a Globo Nacional. Já o spot para rádio, produzido em parceria com a Jamute, foi transmitido na programação de 26 rádios brasileiras.
Na imprensa, foram 10 entrevistas concedidas pelo time do Instituto Unidos pela Vida, além da veiculação de 175 matérias em jornais e portais online.

Iluminações
No total, 38 locais foram iluminados de roxo em alusão ao Mês Nacional de Conscientização sobre a Fibrose Cística, com destaque para o Jardim Botânico de Curitiba/PR, o Congresso Nacional em Brasília/DF e o Centro de Visitantes ITAIPU Binacional em Foz do Iguaçu/PR.
Eventos presenciais
O Instituto Unidos pela Vida encaminhou panfletos e cartazes para os familiares, centros de referência e associações para a realização de eventos presenciais em todo o Brasil. Foram 40 kits enviados, com 21.400 materiais que foram utilizados em 43 eventos de conscientização sobre a fibrose cística, realizados em 25 cidades.
Mídias sociais
Nas mídias sociais, mais de 4 milhões de pessoas foram alcançadas com os posts da campanha. O site oficial do Setembro Roxo recebeu quase 3 mil acessos durante o mês, período em que o portal do Instituto recebeu quase 16 mil visitas. Confira abaixo o vídeo oficial da campanha.
Fortaleça este trabalho
O Setembro Roxo 2025 acabou, mas o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida continua durante todo o ano. Fortaleça nossas ações acessando unidospelavida.org.br/doe e escolhendo a melhor forma de contribuir.
O Unidos pela Vida agradece a todos os voluntários, patrocinadores, apoiadores e parceiros do Setembro Roxo 2025.
Por Kamila Vintureli
Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.
Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.