Vacinação contra a gripe 2024: conheça os grupos prioritários e a importância da imunização
Comunicação IUPV - 09/04/2024 09:04Em 25 de março o Ministério da Saúde lançou a campanha nacional de vacinação contra a gripe (influenza) de 2024. Este ano, a meta do Governo é imunizar 90% dos públicos prioritários e a composição da vacina busca proteger contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.
A vacinação acontecerá neste primeiro semestre nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, seguindo no segundo semestre para o Norte. De acordo com o Ministério da Saúde, a mudança inédita tem como objetivo atender as questões climáticas da região, envolvendo o Inverno Amazônico, período em que há maior circulação viral e de transmissão da gripe.
Grupos prioritários
Confira abaixo os grupos que terão prioridade na vacinação contra a gripe em 2024. No caso das crianças que irão receber o imunizante pela primeira vez este ano, será preciso tomar duas doses com um intervalo de 30 dias entre elas.
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;
- Trabalhadores da Saúde;
- Gestantes e puérperas;
- Professores dos ensinos básico e superior;
- Povos indígenas;
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Pessoas com doenças crônicas (como a fibrose cística) não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
- Trabalhadores portuários
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos
Pra vida seguir em frente, eu digo sim pra vacina
De acordo com o Ministério da Saúde, durante todo o período da campanha será reafirmada a eficácia da vacina como solução na prevenção e proteção contra diversas doenças. Com isso, busca-se mostrar que se vacinar é um ato de respeito e compromisso com a sociedade.
A partir desta ideia, a campanha de vacinação contra a gripe de 2024 tem como mote “Pra vida seguir em frente, eu digo sim pra vacina”, uma mensagem que reforça a importância de se vacinar. No release oficial do movimento, o Ministério da Saúde afirma que “as vacinas salvam vidas porque proporcionam a proteção que toda a população precisa para continuar a ter uma rotina mais segura. ‘Seguir em frente’ é também uma referência ao fato de que o Movimento Nacional pela Vacinação não para de trabalhar para cuidar da saúde dos brasileiros”.
Proteja-se!
Fique ligado nos canais oficiais de comunicação da sua cidade para não perder nenhuma informação sobre a campanha de imunização na sua região e o avanço entre os grupos prioritários, seja para influenza, covid-19 ou outras doenças. Em caso de dúvidas sobre a vacinação, entre em contato com a equipe médica que faz o seu acompanhamento ou do seu filho com fibrose cística no Centro de Referência.
Por Kamila Vintureli
Referências:
Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.
Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.