Instituto Unidos pela Vida apresenta resultados do FC nas Universidades

Instituto Unidos pela Vida - 01/12/2015 17:18

20151201120256No último dia 27 de Novembro, a diretora do Instituto Unidos pela Vida, Verônica Stasiak Bednarczuk e o estagiário de projetos e relações internacionais, Leandro Martins, estiveram na Marins Bertoldi Advogados, apresentando o relatório final da expansão do Projeto Fibrose Cística nas Universidades de 2015. Relembrando, o Instituto Unidos pela Vida foi uma das quatro organizações premiadas com um investimento financeiro em 2014 para expandir este projeto, após criteriosa seleção entre todas as organizações participantes. Dentre as 4 selecionadas pelo Instituto Legado de Empreendedorismo Social, o Unidos pela Vida era uma delas! =) 
O grande objetivo de expandir o FC nas Universidades para o Brasil, que inicialmente só acontecia em Curitiba, eraSelo FC nas universiadades
de contribuir para a formação de alunos e profissionais da saúde no âmbito da Fibrose Cística, através de materiais e aulas adequadas e acessíveis a qualquer tempo e local, possibilitando que alunos e profissionais da área de saúde sejam inseridos no conceito da patologia, além do eixo de aulas presenciais. O grande impacto esperado a longo prazo é, naturalmente, aumentar o índice de diagnóstico da FC no Brasil.

Ministramos aulas presenciais em 3 grandes cidades brasileiras: Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, com o apoio de grandes universidades, médicos e professores.
Em Curitiba, foram 15 Aulas para 817 alunos de 6 Cursos, em 9 Universidades e 2 Hospitais! No Rio de Janeiro, ministramos 4 Aulas para 220 alunos em 4 Cursos de 4 Universidades. Já na capital mineira Belo Horizonte foram 5 Aulas para 145 alunos de 2 Cursos, em 2 Universidades e 3 Hospitais, além dos médicos participantes no Hospital Julia Kubitshcek, João Paulo II e HC.
No total, em nossa Etapa Presencial, tivemos:

  • 3 Cidades, 24 aulas
  • 1.127 alunos, 22 Professores e 55 médicos (incluindo equipe multidisciplinar de FC)
  • 12 Cursos (Medicina, Educação Física, Fisioterapia, Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Radiologia, Biomedicina, Psicologia, Nutrição, Farmácia, Administração)
  • Apoio das associações de FC – ACAM RJ e AMAM MG
  • 16 Universidades: Faculdade Evangélica de Medicina, Universidade Positivo, PUC PR, Faculdade Dom Bosco, Faculdade Pequeno Príncipe, Instituto Menna Barreto, Instituto Federal do Paraná, Universidade Estadual de Ponta Grossa, UTP, Unibrasil, Unigranrio, Esefex, Unisuam, Estácio de Sá, PUC Minas, UFMG
  • 5 Hospitais: Hospital Marcelino Champagnat, Hospital Cajuru, Hospital João Pualo II (BH), Hospital Julia Kubitschek (BH) e Hospital de Clínicas de Minas Gerais.

Já em nossa Etapa Virtual, que englobou o desenvolvimento de uma videoaula sobre Introdução à Fibrose Cística ministrada pelo Dr Salmo Raskin, tivemos resultados surpreendentes! A ideia com esta etapa era atingir um número maior de alunos de todo Brasil, para que eles também pudessem conhecer a FC assistindo a aula e aprimorando o conhecimento através da apostila científica e da prova de conhecimentos, que daria direito ao certificado de horas complementares.
Desenvolvemos um banco de dados com 290 Universidades do Brasil, com o contato de 930 coordenadores de 8 cursos (Medicina, Enfermagem, Psicologia, Farmácia, Fisioterapia, Biomedicina, Educação Física e Nutrição) e enviamos a apresentação do material. Até o momento, mais de 500 alunos já assistiram a aula e foram certificados! Olha o que os alunos estão achando:

Além do que prevíamos no projeto, tivemos fatos incríveis como estes:

  • O conteúdo tornou-se obrigatório no curso de Enfermagem e Fisioterapia da Universidade Uniriter, pela Profª Ângela Tavares. Na aula inaugural, 27 alunos assistiram e ganharam nota complementar!
  • Vários alunos começaram a estudar a FC em seus trabalhos de conclusão de curso! Um exemplo de trabalho universitário foi da turma de Marketing da Unibrasil, que ganhou 1º lugar na apresentação!

E acabou? Claro que não! Para 2016, manteremos este projeto em andamento e gravaremos outras videoaulas, com temas relativos à Fibrose Cística, para que outros alunos possam conhecer a patologia, e contribuir para a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida!
Agradecemos imensamente à todos os que assistiram! Você ainda não participou? Então clique no link a seguir, cadastre-se e BOA AULA! =) www.unidospelavida.org.br/video-aula-fc-nas-universidades
Agradecimentos Especiais: Instituto Legado de Empreendedorismo Social pela confiança e investimento no Projeto; todos os alunos e professores participantes; produtora Ambiência pela criação do vídeo (www.ambiencia.tv); a Agência de Publicidade Sintática pela criação do belo material gráfico (www.sintatica.com.br); ao Dr Salmo Raskin por ter aceitado o desafio de gravar a videoaula; ao nosso estagiário Leandro Martins e a nossa diretora geral Verônica Stasiak Bednarczuk por terem cuidado tão bem do projeto!

Fale conosco