Diretora geral do Instituto participa do XXIII COBRAF

Comunicação IUPV - 31/03/2021 14:20

Em 30 de março de 2021, a fundadora e diretora geral do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, participou do XXIII Congresso Brasileiro de Fisioterapia (COBRAF), evento realizado pela Associação de Fisioterapeutas do Brasil (AFB).

Verônica participou da mesa Fisioterapia baseada em evidências na fibrose cística: opiniões/valores do paciente/da família, prática clínica e evidências científicas, que contou com a moderação da fisioterapeuta, Dra. Cintia Johnston, e participação das fisioterapeutas Dra. Pricila Mara Novais de Oliveira e Dra. Paula Maria Eidt Rovedder.

Ela ressaltou que os conteúdos apresentados no evento mostraram que as evidências científicas relacionadas à fisioterapia respiratória na fibrose cística nos dias de hoje não abordam somente suas técnicas específicas, mas também a importância da realização da atividade física como uma aliada no tratamento.

“Durante minha participação na mesa pude falar sobre a visão da pessoa com fibrose cística e familiares sobre a adesão ao tratamento e também sobre aspectos relacionados à psicologia na fibrose cística. Além disso, a Dra. Paula e Dra. Pricila compartilharam dados extremamente relevantes sobre as técnicas de fisioterapia e outros tópicos ligados a essa área. Também abordamos a dificuldade que as pessoas estão enfrentando para a realização da fisioterapia respiratória durante a pandemia causada pela covid-19 e reforçamos a importância de, mesmo em um momento tão difícil para todos, se manter a adesão ao tratamento. Fiquei muito feliz com a oportunidade de participar do COBRAF e poder trocar experiências e conhecimento entre todos os participantes.”

Por conta da pandemia, o XXIII COBRAF foi realizado de maneira online. O evento teve início em 29 de março e segue até o dia 31 de março. Clique aqui e saiba mais sobre o Congresso.

Por Kamila Vintureli

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco