9 Maneiras de Apoiar Alguém que Você Ama com Fibrose Cística

Comunicação IUPV - 28/01/2019 12:55

Estar em um relacionamento com alguém que tem Fibrose Cística pode ser um pouco complicado, seja você um colega de trabalho, parceiro ou familiar. Em alguns momentos, acaba sendo difícil saber exatamente o que fazer para apoiar, principalmente quando você não tem certeza pelo que essa pessoa está passando. Por isso, o Unidos Pela Vida listou 9 maneiras  de apoiar alguém que você ama com Fibrose Cística. Confira abaixo!
1. Prepare ou compre uma refeição
A maioria das pessoas com Fibrose Cística precisa consumir uma grande quantidade de calorias para conseguir ganhar peso, combater infecções e ter energia para manter o corpo funcionando. Cozinhar requer muita energia física e mental que, em alguns dias, especialmente quando a pessoa está doente, é mais difícil de ter. A pessoa com a doença vai ficar feliz de receber uma refeição para sua família e não ter essa responsabilidade.
2. Limpe os inaladores
Existem algumas bactérias que podem contaminar os nebulizadores e causar infecções pulmonares. Por isso, é muito importante limpar corretamente os inaladores após cada uso. Como essa tarefa pode ser um pouco chata e repetitiva, seu amigo com Fibrose Cística pode ficar muito feliz com a ajuda! Clique aqui para ler o passo a passo para a limpeza.
3. Faça algum item da lista de “Coisas para Fazer” no dia a dia
A lista de tarefas para cumprir em nossas rotinas cresce cada vez mais. Entre abastecer a caixa de medicamentos, agendar consultas médicas, cuidar da casa, e muitas outras coisas, às vezes, pode faltar tempo em um único dia. Ofereça ajuda para cumprir algum dos itens, como fazer as compras do mercado, buscar as crianças na escola ou passar na farmácia.
4. Ofereça ajuda para carregar compras, crianças ou itens pesados
Pessoas com Fibrose Cística têm dificuldade para respirar. Por isso, carregar coisas pesadas pode deixar elas ainda mais sem fôlego. Ofereça-se para segurar as crianças no colo, carregar caixas ou compras quando você puder, assim, a pessoa com a doença vai economizar energia para realizar outras tarefas da vida diária.
5. Continue a convidar para sair, mesmo que tenha sido recusado ou cancelado no passado
Algumas vezes, a Fibrose Cística pode interferir na vida social. Seja por causa do cansaço ou internamentos hospitalares, alguns aspectos da doença podem impedir que se passe tempo com outras pessoas. Lembre-se disso e repita aquele convite para sair, mesmo quando recebeu uma recusa na vez anterior.
6. Não pergunte “Como você está?”. Pergunte “Como posso ajudar você?” ou “Com o que você está tendo dificuldade?”
Quando alguém pergunta “Como você está?” é comum ouvir respostas clichês como “Estou indo bem” “Essa semana está melhor”. Caso você queira realmente saber como a pessoa está, use perguntas mais diretas e intencionais, que dão a oportunidade da pessoa com Fibrose Cística se abrir e contar como realmente está sua situação no momento, sem uma resposta padrão.
7. Ignore a tosse
Geralmente, quando uma pessoa com Fibrose Cística tem um ataque de tosse na frente de outras pessoas, ela fica com muita vergonha e constrangida, o que pode piorar a situação. Por isso, tente ignorar a tosse e dar um tempo para que ela possa se acalmar e voltar ao normal.
8. Incentive a adesão ao tratamento (e comemore quando ela for cumprida)
Conciliar a vida diária com todos os tratamentos exigidos para a Fibrose Cística pode ser uma tarefa complicada. Às vezes, pode ser difícil cumprir com a rotina terapêutica todos os dias. Ter alguma pessoa que encoraje e reconheça o grande esforço realizado para permanecer saudável diariamente pode ser essencial para ajudar com a adesão ao tratamento.
9. Sugestões para presentes: palavras de apoio e compreensão
Caso você precise comprar um presente para alguém com Fibrose Cística, saiba que palavras de apoio e compreensão, mesmo sem entender a situação completamente, são sempre bem-vindas e podem fazer toda a diferença!
 
Fonte: WHITWORTH, J. 9 Ways to Support Someone You Love with CF. Cystic Fibrosis News Today. 18 de Julho de 2018. Disponível em: https://cysticfibrosisnewstoday.com/2018/07/18/cf-care-support-love-disease/.
Tradução: Julianna Rodrigues Beltrão, acadêmica do 9º período de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR); presidente da Liga Acadêmica de Humanização do Cuidado em Saúde (LAHCS); estagiária de Psicologia do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística.
Revisão: Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira, psicóloga – CRP 08/16.156, especialista em análise do comportamento, fundadora e diretora geral do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, diagnosticada com FC aos 23 anos de idade.
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.
 

Fale conosco