Associação Pernambucana de Amparo aos Fibrocísticos (APAF) – Lara Thays Mattos Sandes: Nossa Associação Importa

Comunicação IUPV - 06/11/2019 09:52

A Coluna Nossa Associação Importa, criada pelo Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, apresenta neste texto a Associação Pernambucana de Amparo aos Fibrocísticos (APAF) – Lara Thays Mattos Sandes. Fundada em 1992 pelo Professor Fernando Figueira e pelo Doutor Murilo Brito, a APAF teve como primeira presidenta uma mãe de fibra, Maria da Saúde Costa Cavalcante.
Após dois mandatos, a presidência foi assumida por um pai de fibra, Cláudio Alves Sandes, o atual e eterno Presidente Emérito da entidade.
“Dias antes da viagem para que minha filha realizasse o transplante de pulmão, apesar de exausto, ainda tinha muita esperança, olhei para ela e disse: Filha, se Deus quiser, nossa luta termina aqui. Ela retribuiu o olhar com o mesmo amor, mas pensamento diverso e disse: Não, pai. Nossa luta não pode terminar aqui. Independentemente do que aconteça comigo, o senhor tem que continuar a batalha para que outros pais e filhos não cheguem onde agora estamos. Você não pode desistir. Infelizmente minha filha faleceu antes da viagem, mas peguei a semente que ela me deu e fiz valer o seu desejo. Mesmo com o coração dilacerado, costurei uma história linda e de fibra. Num caminhar praticamente solitário, contando basicamente com os familiares para me dar apoio, continuei o trabalho na associação acolhendo, ajudando, buscando doações, medicações e, sobretudo, tentando angariar amor para todas as pessoas com Fibrose Cística em Pernambuco”, relembrou Cláudio.
Depois de muitos anos e com a sua promessa cumprida, Cláudio entregou a presidência da associação em 2019 para Alfredo Telino Leal de Lacerda, que assumiu a Associação Pernambucana de Amparo aos Fibrocísticos – Lara Thays Mattos Sandes, levando o nome da filha do Presidente Emérito da entidade como uma forma de homenagear o trabalho realizado durante todos esses anos. Como nome fantasia, a nova gestão escolheu “InspirAR”, para que todos sigam lutando e inspirando cada vez mais.
Mora em Pernambuco e precisa entrar em contato com a APAF? Então confira as informações de contato da associação!
Estado de atuação: Pernambuco
Endereço da sede: Avenida República do Líbano, nº 251, conjunto 1907 A, Pina, Recife/PE – CEP: 51110-160
Telefone: (81) 99877-1383 / (81) 99278-2171
A Flávia Ferrario é a atual vice-presidente da associação e afirma que todos estão de braços abertos para acolher e ajudar todas as pessoas com Fibrose Cística e seus familiares em Pernambuco.
“Ainda estamos nos organizando, formalizando, reajustando, abrindo uma conta bancária de Pessoa Jurídica para abraçarmos aqueles que denominaremos de “Padrinhos que Inspiram”. Também manejamos, por meio da Defensoria Pública da União, uma ação civil pública que teve a liminar deferida. Atualmente estamos recebendo com certa regularidade as medicações que faltaram durante tantos anos, inclusive a Tobramicina. Nosso caminho é muito longo. Não temos ainda os registros de quantas pessoas se associaram e permanecem associadas, mas carregamos a certeza de que somaremos outros tantos associados que, junto conosco, vão lutar pelo Direito de Respirar e InspirAR nossa trilha. É assim que, estirando as mãos, humildemente, apresentamo-nos, tentando nos juntar a essa imensa família de fibra”, afirmou Flávia.
Agora que você já conhece todas as informações sobre a APAF, entre em contato para participar das ações realizadas por lá e fortalecer ainda mais esse trabalho incrível feito com tanto amor e carinho pela associação. Você pode fazer toda a diferença! E se a APAF não é a associação mais próxima de você, clique aqui e conheça todas as entidades de assistência à Fibrose Cística do país e identifique onde pode ajudar.
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco