Setembro Roxo 2020: confira os principais resultados da campanha
Comunicação IUPV - 01/10/2020 13:31O Setembro Roxo – Mês Nacional de Conscientização sobre a Fibrose Cística 2020 chegou ao fim e foi um verdadeiro sucesso, com recorde de alcance na imprensa e também na Internet. Com a temática A gente te entende, a campanha deste ano buscou mostrar que os cuidados que toda a população está seguindo agora, por conta da pandemia causada pela covid-19, já são velhos conhecidos de quem tem fibrose cística.
O Brasil abraçou a causa mais uma vez e, juntos, o Instituto Unidos pela Vida, associações de assistência à fibrose cística, parceiros e voluntários de todo o país coloriram o Brasil de roxo. Este ano, por conta da pandemia, não foram realizados eventos presenciais, mas houve grande mobilização para a realização de atividades e ações online . Confira a seguir os principais resultados da campanha deste ano.
Iluminamos o Brasil de roxo!
Um dos grandes diferenciais do Setembro Roxo 2020 foi a iluminação de diversos lugares em todo o Brasil. No total, foram 19 locais iluminados com a cor roxa durante o mês de setembro, em alusão ao Mês Nacional de Conscientização sobre a Fibrose Cística: Câmara Municipal, Arena da Baixada, Torre da RPC e Jardim Botânico em Curitiba/PR; Prédio da Justiça Federal, Tribunal Regional Federal da 5ª Região e a Torre da Globo Nordeste em Recife/PE; Senado Federal, Câmara dos Deputados e Hospital da Criança em Brasília/DF; Torre Alta Vila em Belo Horizonte/MG; Praça Portugal em Fortaleza/CE; Câmara Municipal de Campo Grande/MS; Prédio da FIESP em São Paulo/SP; Arena Fonte Nova em Salvador/BA; Prefeitura da cidade de Lauro Müller, em Santa Catarina; Estádio Beira-Rio em Porto Alegre/RS; Ponte Estaiada em Hortolândia/SC; e Unidade Básica de Saúde central da cidade de Águas Mornas/SC.
A Flávia Ferrario é vice-presidente da Associação Pernambucana de Amparo aos Fibrocísticos (APAF) – Lara Thays Mattos Sandes, entidade carinhosamente chamada de InspirAR. Ela contou que toda a equipe da associação se uniu para viabilizar as iluminações no seu Estado.
“Pincelamos nossa cidade de roxo e foi muito emocionante. Há um ano estávamos reformulando a associação e foi muito difícil. Ligamos para várias rádios e jornais e as pessoas não deram muita atenção pra gente. Mas depois de um ano de muito trabalho, tudo mudou e recebemos ligações de pessoas querendo participar, convites para realizar eventos e fomos muito bem recebidos por todos os órgãos que procuramos para viabilizar a parceria. Foi com muita emoção que vimos a Torre da Globo Nordeste, o Prédio da Justiça Federal e o Tribunal Regional Federal da 5ª Região aqui em Recife, Pernambuco, cintilarem de roxo em alusão à nossa campanha”.
Corrida e Caminhada Virtual da Fibrose Cística
Em parceria com voluntários e apoiadores, o Unidos pela Vida também realizou a Corrida e Caminhada Virtual da Fibrose Cística. No total, 365 pessoas se inscreveram, sendo 40 com fibrose cística, e destas, cinco atletas transplantados.
O Espírito Santo foi o Estado com maior número de inscritos:foram 82 pessoas de várias cidades. E é de lá que veio um grande parceiro para a execução da prova, o Lúcio Caliman. Ele deu todo o suporte para o atendimento dos corredores que realizaram a prova e enviou os certificados digitais.
“Foi uma verdadeira alegria poder participar deste evento tão importante. Em 2019, ao lado da Associação de Fibrose Cística do Espírito Santo (AFICES), realizamos a prova presencialmente e este ano, por conta da pandemia, não foi possível. Mas, mesmo na versão virtual, foi uma ação linda e que pretendemos seguir realizando nos próximos anos”, afirmou Lúcio.
Rio de Janeiro (58), São Paulo (46), Sergipe (43) e Paraná (31) também se destacaram pelo número de inscritos. Além disso, a prova contou com participantes de outros países, como Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia.
Mídias sociais e imprensa
Sem a possibilidade de realização de atividades presenciais, as mídias sociais e a imprensa foram verdadeiros aliados do Setembro Roxo 2020. Foram 191 publicações nas mídias do Unidos pela Vida, que alcançaram 375 mil pessoas e tiveram mais de 912 mil exibições no feed. Somente no Facebook, esses posts tiveram 1800 comentários e 2900 compartilhamentos.
E os eventos presenciais deram lugar aos eventos online. O Unidos pela Vida realizou sete transmissões ao vivo no Facebook e YouTube, que alcançaram mais de 20 mil pessoas, entre elas: conversa com a fundadora do Instituto, Verônica Stasiak Bednarczuk, aula sobre biologia e fibrose cística com Cristiano Silveira; lançamento do documentário Dia de Olga, de Manoela Veloso Passos, e papo sobre maternidade; bate-papo com Rafaeli Dallabrida e Daniele Soares, jovens diagnosticadas com fibrose cística; e podcast ao vivo, com a participação de diversos parceiros do Setembro Roxo. Além do Instituto, outras entidades e apoiadores realizaram eventos durante todo o mês, totalizando 25 ações online no calendário do Mês Nacional de Conscientização sobre a Fibrose Cística 2020.
No canal do Unidos pela Vida no YouTube foram publicados 57 novos vídeos durante o mês, que tiveram 3.300 visualizações, 228 comentários e 146 compartilhamentos. No total, todos os vídeos publicados pelo Instituto nas mídias sociais durante a campanha (vídeo oficial, animações, “30 Dias de Fibra”, “Ensinamentos de Fibra”, e “A gente te entende”) alcançaram 98 mil pessoas.
No site os números também impressionam. Durante todo o mês de setembro foram 64.500 visualizações, por 40 mil visitantes.
A imprensa também foi destaque neste Setembro Roxo, com mais de 380 matérias publicadas e alcance de mais de 15 milhões de pessoas. Além disso, 27 emissoras de televisão veicularam o vídeo oficial da campanha, com destaque para exibição em rede nacional na Rede Globo, e o spot de rádio foi veiculado por 15 emissoras de todo o país.
Influenciadores
O Setembro Roxo também teve parceiros conhecidos na mídia e que, com sua influência, tornaram a fibrose cística mais conhecida entre milhares de pessoas.
Estiveram ao nosso lado na divulgação do Mês Nacional de Conscientização sobre a Fibrose Cística o cantor Wilson Simoninha, que participou da Corrida e Caminhada Virtual da Fibrose Cística; o cantor Marco Mattoli, vocalista do Clube do Balanço, que participou da festa de encerramento da campanha; e a atriz Sthefany Brito, que vestiu a camisa da campanha e fez uma linda divulgação em seu Instagram.
“Fiquei muito feliz por ter participado do Setembro Roxo 2020 e por ter a oportunidade de apoiar as ações realizadas pelo Instituto Unidos pela Vida. Por meio do meu trabalho busco levar um pouco de leveza e alegria para todos e foi muito bacana poder fazer isso durante a festa de encerramento da campanha”, disse Marco Mattoli.
Sorteio
No dia 15 de setembro o time do Unidos pela Vida realizou o sorteio de um kit oficial do Setembro Roxo 2020, e a vencedora foi Janiele Soares Monteiro de Alcântara, de Teresina/PI. Ela recebeu em casa um kit com a camiseta oficial da campanha deste ano, uma squeeze do Unidos pela Vida, chaveiros, adesivos e uma máscara de proteção.
“Estou muito feliz por ter participado e recebido o kit da campanha deste ano, significa muito para mim. Infelizmente, perdi uma amiga para a fibrose cística, e desde então me engajei na causa e busco informar todos ao meu redor sobre a doença. Agradeço ao Instituto pela oportunidade e parabenizo pelo lindo trabalho realizado”, disse Janiele.
O trabalho continua
Durante esse mês de setembro, o Brasil inteiro pode “entender a gente” e conhecer mais sobre a fibrose cística, mas o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida continua durante todo o ano. Além do Programa de Comunicação e Suporte, também há ações focadas em educação e pesquisa, desenvolvimento organizacional, incentivo à atividade física, advocacy e políticas públicas. Para conhecer mais sobre cada um deles, basta clicar aqui.
E para ajudar na missão de fortalecer o ecossistema da fibrose cística no Brasil, acesse www.unidospelavida.org.br/doe.
O Unidos pela Vida agradece a todos os voluntários, patrocinadores, apoiadores e parceiros do Setembro Roxo 2020. Unidos somos muito mais fortes!
Por Kamila Vintureli
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.