Dr. Luiz Vicente Ribeiro – Conheça os palestrantes do 1º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística

Comunicação IUPV - 07/11/2020 09:52

Um dos palestrantes confirmados no 1º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística  é o Dr. Luiz Vicente Ribeiro, médico assistente da Unidade de Pneumologia do Instituto da Criança (HCFMUSP) e do Hospital Israelita Albert Einstein. Ele integrará o painel De onde viemos: a evolução do cenário da fibrose cística no Brasil na última década, ao lado do biólogo, presidente da Associação Carioca de Assistência à Mucoviscidose (ACAM-RJ) e pai de um adolescente com fibrose cística, Cristiano Silveira, e da psicóloga diagnosticada com fibrose cística, fundadora e diretora geral do Unidos pela Vida, Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira.

Conversamos com o Dr. Luiz Vicente sobre as expectativas para o painel:

Quando teve seu primeiro contato com a fibrose cística e o que mudou na sua vida desde então?

Aconteceu durante a minha residência médica em pediatria. Em seguida, eu ingressei na área de pneumologia pediátrica e passei a conviver com os pacientes no Centro de Referência. Logo de cara eu me identifiquei muito com eles e me envolvi demais com vários desses casos, sempre indignado com a evolução de algumas situações que eram muito graves. De lá pra cá foi possível perceber uma grande mudança no perfil dos pacientes. Hoje conseguimos tratar muito melhor as pessoas com fibrose cística para que tenham cada vez mais saúde e qualidade de vida. Para mim, o horizonte é muito positivo e de esperança para quem nasce com a doença.

Conte um pouco sobre o que as pessoas podem esperar da sua participação no simpósio.

Minha apresentação terá o propósito de mostrar a trajetória dos dados sobre a fibrose cística coletados nestes últimos 10 anos de realização do Registro Brasileiro de Fibrose Cística, além de contar um pouco da minha vivência e acompanhamento de pacientes diagnosticados com a doença desde que me formei como pneumologista pediátrico. Vocês podem esperar dessa apresentação a exposição da realidade nua e crua, sem muitos filtros, de como está sendo a situação do diagnóstico e tratamento da fibrose cística no Brasil, e ao mesmo tempo receber uma mensagem de esperança e de que o futuro parece ser bastante iluminado e cheio de boas perspectivas. Nada como termos informações e trabalharmos com elas para buscarmos essas melhorias no tratamento da fibrose cística.

O simpósio estará aberto para a participação de toda a comunidade da fibrose cística do país, desde pacientes e familiares até profissionais da saúde e estudantes. Na sua opinião, qual a importância dessa pluralidade de público?

Participar de um evento científico em que há uma pluralidade de público, com a participação de pacientes e profissionais de várias áreas, é sempre um desafio, pois nunca sabemos que tipo de questionamentos virão das pessoas que estão envolvidas no dia a dia da doença. Por outro lado, será um grande aprendizado, como o que vem com os atendimentos no ambulatório e no hospital, quando recebemos as perguntas dos pacientes e seus familiares. Isso é extremamente importante, educativo e acredito que o profissional da saúde sempre ganha muito com essas interações. Minha expectativa é sair do evento com ainda mais aprendizado após o contato com este público tão plural.

Participe do evento!

O 1º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística é um evento 100% online, voltado a todos os interessados no tema. Uma realização do Instituto Unidos pela Vida, conta com o apoio do Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística (GBEFC) e da Associação Brasileira de Assistência à Mucoviscidose (Abram), e patrocínio de Roche e Sementes Jotabasso. 

Com a temática “Conquistas, desafios e perspectivas”, o simpósio trará um panorama sobre a realidade da fibrose cística no Brasil nos últimos 10 anos, com mesas e painéis que promoverão reflexões sobre o passado, a atual realidade da doença no país e as perspectivas de avanços para o futuro. Acesse www.congresse.me/eventos/simposiofc2020 para ver a programação completa e se inscrever.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco