Menina de 17 anos faz pesquisas relacionadas à Fibrose Cística

Instituto Unidos pela Vida - 23/07/2015 11:26

xSarah Sobka foi recentemente nomeada “Jovem Cientista do Ano no Reino Unido” por conta de sua pesquisa a respeito dos tratamentos de Fibrose Cística.

Vale comentar que essa garota tem apenas 17 anos! A competição para jovens cientistas aconteceu em março, e para receber esse título ela acabou competindo com mais de 2 mil outros jovens. O seu projeto focou em um medicamento chamado Lubiprostone (que já é usado para tratar uma doença chamada “síndrome do intestino irritável” em mulheres) e a sua possibilidade de ser usado no tratamento da Fibrose Cística.

Quando Sarah descobriu que a Univerisdade de Sheffield estava fazendo uma grande pesquisa e examinando o Lubiprostone, ela entrou em contato com os líderes do projeto para perguntar se poderia fazer parte dessa equipe. Ela tinha interesse em conhecer mais sobre a droga como um todo, e depois focar em suas particularidades que podem ser boas para quem tem FC.

xxSarah disse em entrevista à revista Marie Claire do Reino Unido que deve muitos agradecimentos à supervisora do seu projeto, a Dra. Robson, que é um modelo forte de cientista mulher que tem se destacado em um campo que é tradicionalmente dominado por homens. “O Reino Unido tem uma das maiores disparidades de gênero no campo científico, de modo que ver uma mulher na área realmente me inspirou a seguir o meu próprio sonho de combinar uma carreira na área médica e na pesquisa científica”, conta ela.

Sarah pretende entrar na universidade de medicina em setembro. Ela conta que certa vez foi a um campo de refugiados no Líbano e viu médicos voluntários ajudando os locais. Esse fato fez com que ela se inspirasse e escolhesse essa profissão.

Vai dizer que não é incrível ver que uma menina tão nova está disposta a ajudar as pessoas com FC?!

Texto original aqui.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco