Anvisa autoriza o uso emergencial da vacina CoronaVac para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos

Comunicação IUPV - 20/01/2022 14:38

Nesta quinta-feira (20/01) a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou o uso da vacina contra a covid-19, CoronaVac, entre crianças e adolescentes de 6 a 17 anos. A aprovação da Agência foi para a aplicação de duas doses do imunizante, com intervalo de 28 dias entre elas,para indivíduos dessa faixa etária com comorbidades, como a fibrose cística.

A aprovação foi realizada durante uma reunião extraordinária pública da Diretoria Colegiada da Anvisa. O pedido inicial do Instituto Butantan era a liberação da CoronaVac para pessoas de 3 a 17 anos. Porém, após ressaltar que ainda não estão disponíveis dados suficientes para avaliar a efetividade da vacina entre crianças de 3 a 5 anos, a Agência optou por liberar o uso emergencial para indivíduos a partir de 6 anos. A aplicação a partir de 18 anos já estava liberada pela Anvisa.

Veto para imunossuprimidos

A liberação possui um veto que proíbe a aplicação da CoronaVac entre indivíduos imunossuprimidos de 6 a 17 anos. Esse público, que inclui pessoas transplantadas, tem como opção a imunização com a vacina da Pfizer, aprovada sem essa restrição para pessoas a partir de 5 anos.

Essa liberação ajudará a acelerar a vacinação contra a covid-19 entre o público infantil brasileiro. Em entrevista ao G1, João Dória, governador do Estado de São Paulo, afirmou que, com a liberação, o Instituto Butantan poderá disponibilizar 15 milhões de doses do imunizante. Ainda não há informações sobre a data de início da imunização com a CoronaVac entre este público.

Dúvidas sobre a vacinação?

Se você é familiar ou responsável por uma criança diagnosticada com fibrose cística ou tem a doença e ainda está em dúvida sobre a imunização contra a covid-19, entre em contato com a equipe médica do seu Centro de Referência. Esses profissionais poderão compartilhar mais informações sobre o tema e ajudar a esclarecer seus questionamentos.

Por Kamila Vintureli

Referências:

https://butantan.gov.br/noticias/por-unanimidade-coronavac-e-aprovada-pela-anvisa-para-uso-emergencial-em-criancas-de-seis-a-17-anos-

https://g1.globo.com/saude/vacina/ao-vivo/anvisa-coronavac-criancas.ghtml

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco