AssociAÇÃO: ACAM-RJ segue com atuação durante a pandemia

Comunicação IUPV - 04/08/2020 10:00

Fundada em 1989, a Associação Carioca de Assistência à Mucoviscidose (ACAM-RJ) é uma organização sem fins lucrativos que presta assistência e serviços às pessoas com Fibrose Cística e seus familiares do Rio de Janeiro. Sua grande missão é representar pessoas com a doença e seus familiares na busca pela garantia de seus direitos sociais, na busca pelo diagnóstico precoce e tratamento adequado, além de incentivar a pesquisa e difundir conhecimento sobre a Fibrose Cística.

Mesmo durante a pandemia causada pela Covid-19, a atuação da ACAM-RJ continuou e centenas de pessoas foram atendidas no período. É importante ressaltar que a associação está seguindo todas as normas e recomendações do Ministério da Saúde para proteger sua equipe e também seus associados que necessitam de atendimento.

Nesse sentido, a equipe da ACAM-RJ está seguindo uma escala de plantão na sede, ficando com no máximo duas funcionárias por dia realizando o atendimento de uma família por vez para evitar aglomerações na sede. Durante o período de pico da doença, reduzios o horário para evitar que as funcionárias se deslocassem nos horários de pico do transporte público, mas não fechamos as portas.Os serviços administrativos, de assistência social, fisioterapia e nutrição seguem sendo realizados tembém em home office.

Principais resultados

Apenas entre 1º de junho de 2020 e 22 de julho de 2020, foram realizados 193 atendimentos na sede e mais de 622 pessoas foram impactadas pelo incrível trabalho realizado pela equipe da ACAM-RJ, que não mede esforços para atender e ajudar todos as pessoas com Fibrose Cística e familiares que necessitam da ajuda da entidade.

Além dos atendimentos presenciais, neste período, a equipe realizou mais de 400 orientações online e distribuiu mais de 250 máscaras entre seus associados, reforçando o compromisso com os cuidados e segurança de todos. De acordo com o presidente da ACAM-RJ, Cristiano Silveira, seguir com o trabalho faz com que a entidade seja um ponto de apoio entre a comunidade neste momento difícil.

“Nossa equipe está tomando todos os cuidados para garantir que todos que procuram nossa ajuda estejam seguros durante o atendimento. Sabemos que muitos estão em dificuldade durante a pandemia e faz parte do nosso trabalho seguir com as orientações e distribuição de materiais, como cestas básicas e leite em pó, para todos que necessitam”, reforçou Cristiano.

Você pode entrar em contato com a ACAM-RJ para se informar sobre os atendimentos pelo telefone (21) 3970-6744 ou e-mail acamrj@acamrj.org.br. Aproveite para visitar o site da associação e conferir todas as notícias e informações publicadas por lá, no endereço http://acamrj.org.br/.

Por Kamila Vintureli

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco