Dia Mundial da DPOC: conscientização, diagnóstico e qualidade de vida

Comunicação IUPV - 20/11/2024 07:30
Dia Mundial da DPOC

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é uma condição respiratória que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Celebrado anualmente em novembro, o Dia Mundial da DPOC tem o objetivo de conscientizar a população sobre essa doença, promovendo o conhecimento de seus sintomas e a importância de um diagnóstico precoce para possibilitar uma melhor qualidade de vida aos pacientes.

O que é a DPOC?

A DPOC é uma doença crônica que dificulta a passagem do ar pelos pulmões, podendo se manifestar como enfisema ou bronquite crônica. Essa limitação ocorre devido a uma combinação de doenças nos pequenos brônquios (bronquite crônica obstrutiva) e à destruição do parênquima pulmonar (enfisema).

O tabagismo é a principal causa, responsável por cerca de 80% dos casos, mas a exposição a poluentes e produtos químicos também contribui para o desenvolvimento da DPOC. Fumantes ou pessoas expostas à fumaça de cigarro, poeira e agentes químicos por períodos prolongados são as mais afetadas. Para saber mais, clique aqui.

Principais sintomas da DPOC

A falta de ar (dispneia) é o sintoma mais característico da DPOC, juntamente com tosse crônica, produção de muco, chiado ao respirar, perda de peso e cansaço. Esses sintomas tendem a piorar com o tempo, dificultando atividades simples do dia a dia, como caminhar ou subir escadas.

Diagnóstico precoce: impacto na qualidade de vida


Embora a DPOC seja uma doença progressiva e sem cura, um diagnóstico precoce pode desacelerar sua progressão. O diagnóstico geralmente é feito por testes de função pulmonar, como a espirometria, permitindo que o paciente comece tratamentos que melhoram a respiração, como broncodilatadores e exercícios pulmonares, além de mudanças no estilo de vida, como parar de fumar. Isso contribui para um maior bem-estar, permitindo uma vida mais ativa e autônoma.

Bronquite crônica e enfisema: componentes da DPOC


A DPOC abrange duas condições principais: bronquite crônica e enfisema. A bronquite crônica é caracterizada pela produção excessiva de muco e tosse, ocorrendo na maioria dos dias por pelo menos três meses ao ano, durante dois anos consecutivos.

Já o enfisema envolve a destruição dos alvéolos pulmonares, responsáveis pelas trocas gasosas. Esse processo reduz a elasticidade dos pulmões, comprometendo a capacidade respiratória e tornando atividades cotidianas extremamente cansativas.

Onde conseguir ajuda?

Se você ou alguém que conhece apresenta sintomas da DPOC ou outras doenças respiratórias, é essencial buscar orientação médica imediatamente.  A Central do Pulmão, um projeto da Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas (ABRAF) que conta com apoio do Instituto Unidos pela Vida, é um canal de atendimento que oferece informações e orientações para pessoas em busca de diagnóstico e/ou tratamento para doenças respiratórias, incluindo a DPOC.

O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, pelo telefone 0800 042 0070, com a opção de contato também via WhatsApp. Outra forma de acessar o serviço é preenchendo um formulário no site da ABRAF, clicando aqui.

Revisão: O texto contou com a revisão técnica do Dr. Ismael Sauter.

Referências:

https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/chronic-obstructive-pulmonary-disease-(copd)

https://pt.gaapp.org/worldcopdday2022/

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-parar-de-fumar/noticias/2022/voce-sabe-o-que-e-a-doenca-pulmonar-obstrutiva-cronica

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/doencas_respiratorias_cronicas.pdf

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação. 

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco