Dia do Atleta: pratique atividades físicas e seja um atleta de fibra!

Comunicação IUPV - 21/12/2018 09:30

No Brasil, o dia 21 de dezembro é dedicado ao Dia do Atleta. De acordo com o dicionário, atleta é a pessoa que pratica algum tipo de esporte ou atividade física. Quando o termo surgiu, ele era utilizado apenas para fazer referência às pessoas que praticavam provas de atletismo, mas atualmente se refere ao indivíduo que realiza qualquer esporte ou exercício físico.
Independente de ser amador ou profissional, o importante é ser atleta e praticar atividades físicas regularmente. Dessa forma, você melhora sua saúde e sua qualidade de vida.
Equipe de Fibra
Optar por realizar atividades físicas regularmente é um fator essencial para o tratamento de quem tem Fibrose Cística. Essa atitude contribui na melhora da função pulmonar e previne a perda de massa óssea, ajudando na desobstrução das vias aéreas e elevando o ganho de força e resistência da pessoa com a doença.

Tudo isso significa que optar pela prática de um exercício físico e por seguir uma boa alimentação faz com que a pessoa com Fibrose Cística tenha mais qualidade de vida e energia para realizar suas atividades diárias. Pensando nisso, o Unidos Pela Vida criou a Equipe de Fibra, um dos projetos do programa de incentivo à atividade física do Instituto. Desde sua criação, o projeto busca incentivar a prática de exercícios físicos entre as pessoas com Fibrose Cística e seus familiares.

Os atletas da Equipe de Fibra fazem atividades diversas, como academia, corrida de rua, crossfit e atletismo. E se você quer se inspirar, basta clicar aqui e conhecer um pouco mais sobre alguns desses atletas. Faça parte da nossa equipe iniciando a prática do esporte que você mais goste. Procure a ajuda de um profissional e comece a se exercitar. Essa atitude trará resultados incríveis para a melhora da sua qualidade de vida!.
Crescimento da Equipe
De acordo com Cristiano Silveira, coordenador da Equipe de Fibra, o projeto começou com um pai correndo com um grupo de amigos em uma prova de rua no Rio de Janeiro e agora reúne centenas de pessoas do Brasil inteiro com o grande objetivo de divulgar a Fibrose Cística e incentivar a prática de esportes.
“Participamos de muitas provas como aquela, promovemos encontros sobre exercícios físicos na Fibrose Cística em São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e Vitória, formamos núcleos em cada um desses lugares e em outros que nos pediram. Mas o mais importante: continuamos contagiando pessoas para a prática de exercícios”, ressalta Cristiano.
O coordenador da Equipe de Fibra ainda afirma que o foco do projeto não é o de formar atletas, mas que isso tem acontecido com maior frequência nos últimos tempos.
“Muitas pessoas da equipe comentam que estavam treinando e que se deram conta de que, pela primeira vez, estavam treinando para uma prova, para alcançar um objetivo. E essa é justamente a definição de atleta: alguém que procura encontrar a melhor versão de si mesmo por meio de muito treinamento. Desses atletas, tivemos até aqueles que se destacaram, superaram limites, recordes pessoais, ganharam medalhas, subiram em pódios. Teve até mesmo quem conquistasse prêmios em competições internacionais! Todos esses atletas de fibra, o medalhista em uma prova de alto desempenho, a bailarina em sua primeira apresentação pública, o menino em uma troca de faixa, a meninada que fica pela primeira vez em pé em uma onda, todos, para nós, são campeões”, finaliza Cristiano.
E se você tem Fibrose Cística e pratica atividades físicas, compartilhe sua história conosco! Envie seu relato para kamila@unidospelavida.org.br ou uma mensagem para o nosso WhatsApp (41) 99636-9493. Vamos amar conhecer um pouco mais sobre você!
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco