Dupilumabe é incorporado nos planos de saúde para o tratamento da DPOC grave com inflamação tipo 2
Comunicação IUPV - 26/11/2025 12:02
No dia 24 de novembro, a Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizou uma reunião onde aprovou a inclusão do medicamento dupilumabe como tratamento complementar para pacientes adultos com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) associada à inflamação tipo 2 ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, lista mínima de quem utiliza planos de saúde regulados.
Em nota divulgada, a ANS afirmou que um dos pressupostos da decisão pela incorporação da tecnologia foi o desconto oferecido pela indústria fabricante do medicamento. De acordo com a Agência, ele valerá não somente para o tratamento da DPOC grave, mas também para todas as condições de saúde para as quais o dupilumabe já está incorporado no rol.
A ANS ainda afirmou que “as contribuições apresentadas na consulta pública, na audiência pública e nas reuniões técnicas da Cosaúde trouxeram importantes considerações sobre a população que mais se beneficiaria com o uso da tecnologia, que subsidiaram a recomendação final sobre a proposta.”
Durante o período da consulta pública, o Instituto Unidos pela Vida, ao lado da Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas (ABRAF), enviou uma contribuição favorável à incorporação do medicamento, destacando aspectos relacionados à relevância do dupilumabe para a saúde e qualidade de vida dos pacientes.
Para saber mais sobre a incorporação do medicamento no Rol de Procedimentos da ANS, clique aqui.
Por Kamila Vintureli
Referências:
Agência Nacional de Saúde Suplementar. ANS incorpora medicamento para tratar Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica grave. Brasília: ANS, 24 nov. 2025. Disponível em: https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/noticias/beneficiario/ans-incorpora-medicamento-para-tratar-doenca-pulmonar-obstrutiva-cronica-grave. Acesso em: 26 nov. 2025.
Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.
Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.