É possível “pegar” fibrose cística ao longo da vida?

Comunicação IUPV - 02/05/2023 07:45

A fibrose cística, também conhecida como Doença do Beijo Salgado ou Mucoviscidose, é uma doença rara e que atinge 1 a cada 10 mil nascidos vivos no Brasil fazendo com que, em nosso país, seja uma das patologias raras mais comuns. Porém, apesar disso, a fibrose cística ainda é desconhecida por grande parte da população.

Esse desconhecimento traz vários questionamentos entre as pessoas que ouvem falar sobre a patologia pela primeira vez. Uma das principais dúvidas que surgem é “É possível “pegar” fibrose cística ao longo da vida?”. E a resposta para essa pergunta é NÃO, não é possível.

Primeiro precisamos ter em mente que a fibrose cística não é uma doença contagiosa, ou seja, as pessoas diagnosticadas não transmitem a doença por meio do contato. A fibrose cística é uma doença genética, o que significa que ela é causada pela alteração no material genético (DNA), fazendo com que a pessoa já nasça com a patologia. 

Outra característica importante da fibrose cística é o fato de ser uma doença recessiva. Isso significa que a pessoa precisa herdar um gene recessivo do pai e um da mãe, obrigatoriamente, para ter a doença. Além disso, é uma patologia autossômica, atingindo homens e mulheres na mesma proporção.

Atualmente, por meio do Teste do Pezinho, a identificação da fibrose cística logo nos primeiros dias de vida do bebê ficou mais facilitada (lembrando sempre que o exame que confirma ou descarta essa triagem é o Teste do Suor). Porém, infelizmente, ainda existem casos de diagnóstico tardio da doença, mas isso não significa que essa pessoa diagnosticada tardiamente “pegou” ou desenvolveu a fibrose cística ao longo da vida. Ela já nasceu com ela, mas por conta de diversos fatores (que variam de caso para caso), o diagnóstico acabou tardando a chegar.

Fique atento aos sintomas: os principais sinais da fibrose cística são tosse crônica, pneumonia de repetição, suor mais salgado que o normal, diarreia, pólipos nasais e dificuldade para ganhar peso e estatura.

Encontre ajuda: identificou esses sintomas em você ou em alguém próximo? Clique aqui e encontre o local mais próximo de você para realizar o Teste do Suor, exame considerado padrão ouro para o diagnóstico da fibrose cística.

Segue com dúvidas?

Caso ainda tenha perguntas sobre a fibrose cística, entre em contato conosco pelo telefone (41) 99636-9493 ou pelo e-mail contato@unidospelavida.org.br. Ficaremos felizes em lhe ajudar no que for possível. Além disso, lembre-se sempre de procurar o seu médico para orientações sobre a doença.

Por Kamila Vintureli

Referências:

http://portalgbefc.org.br/site/pagina.php?idpai=6&id=53

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco