10 fatos sobre o Teste do Pezinho que você precisa saber

Comunicação IUPV - 13/06/2020 08:39

O Teste do Pezinho é um exame extremamente importante para a triagem da Fibrose Cística. Apesar disso, infelizmente, sua relevância é desconhecida por parte da população brasileira. Pensando nisso, o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, listou 10 fatos sobre o Teste do Pezinho que você precisa conhecer. Confira abaixo!

Fato 1: O Teste do Pezinho é obrigatório!

Talvez você ainda não saiba, mas o Teste do Pezinho é um exame obrigatório e gratuito para todos os recém-nascidos brasileiros. Isso significa que você deve exigir a realização no seu bebê. Ele é um direito e pode mudar a vida do seu filho.

Fato 2: O teste tem um período para realização!

O ideal é que o Teste do Pezinho seja realizado entre o 3º e o 7º dia de vida do bebê. Dessa forma, caso exista alguma alteração, exames complementares poderão ser realizados mais rapidamente e o diagnóstico precoce alcançado, o que fará com que a família procure e tenha acesso ao tratamento adequado o mais rápido possível, evitando possíveis complicações para a saúde do bebê.

Fato 3: O exame não identifica apenas a Fibrose Cística.

Além da Fibrose Cística, o Teste do Pezinho é responsável pela identificação precoce de outras cinco doenças genéticas, logo nos primeiros dias de vida do bebê: Hiperplasia Adrenal Congênita, Deficiência da Biotinidase, Anemia Falciforme, Hipotireoidismo Congênito e Fenilcetonúria.

Fato 4: O Teste do Pezinho sozinho não confirma  o diagnóstico da Fibrose Cística

Apesar de ser extremamente importante para a triagem da Fibrose Cística, o Teste do Pezinho sozinho não realiza o seu diagnóstico. Para descartar ou confirmar o diagnóstico da patologia, o Teste do Suor deve ser realizado. Clique aqui e confira a lista com locais no Brasil que realizam o Teste do Suor.

Fato 5: A picadinha para realização do exame não trará sofrimento ao seu bebê!

O Teste do Pezinho é realizado por meio de uma picadinha no calcanhar do recém-nascido e não causa nenhum tipo de sofrimento para o bebê. O calcanhar é o local escolhido por ser uma região com muitos vasos sanguíneos. As vezes é necessário mais do que uma picada, e os pais podem ficar apreensivos pelo choro do bebê neste momento,  mas não se preocupe! O exame é super seguro e fará toda a diferença na vida do seu filho! 

Fato 6: Realize o exame na maternidade, antes da alta hospitalar, ou nas Unidades Básicas de Saúde

Na maioria dos estados brasileiros, o Teste do Pezinho pode ser realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em algumas maternidades e hospitais credenciados. De acordo com o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) possui 22.353 pontos  estabelecidos para realização do Teste do Pezinho em todo o Brasil.

Fato 7: O exame está disponível em 4 fases!

O Teste do Pezinho está disponível em 4 fases no Brasil e cada fase do exame trabalha na identificação de determinadas doenças. No caso da Fibrose Cística, a identificação é feita nas regiões do Brasil em que a fase 3 do teste está implementada e em pleno funcionamento, ou por meio do teste ampliado, disponível somente na rede privada. Em 2020, de acordo com o Ministério da Saúde, todos os estados brasileiros estão habilitados na Fase III, que inclui a triagem para a Fibrose Cística.

Fato 8: Nem todos os bebês apresentam os sintomas

Pode acontecer, mesmo com diagnóstico confirmado, que os recém-nascidos não apresentem nenhum sintoma das doenças triadas pelo Teste do Pezinho nos primeiros dias de vida. Isso não minimiza a importância da sua realização, pelo contrário! Quanto mais precocemente estas doenças forem diagnosticadas, antes poderão ser tratadas!

Fato 9: O Teste do Pezinho ampliado só pode ser feito na rede privada

O Teste do Pezinho Ampliado é oferecido em grande parte dos hospitais e maternidades particulares do Brasil. Porém, diferente da versão obrigatória oferecida pelo Sistema Único de Saúde, o Teste do Pezinho Ampliado não é gratuito. Informe-se na maternidade sobre o teste do pezinho ampliado, valores, e cobertura do seu plano de saúde. 

Fato 10: Exija a realização do Teste do Pezinho no seu filho!

O Teste do Pezinho é um exame fundamental para garantir mais saúde e qualidade de vida para o seu filho. Por isso, exija sua realização! Dessa forma, caso ele indique alguma alteração, você poderá alcançar o diagnóstico mais precocemente e iniciar o tratamento adequado de maneira mais rápida. 

Agora que você já tem mais informações sobre o Teste do Pezinho, divulgue esse conteúdo entre seus amigos e familiares! Dessa forma, todos ao seu redor saberão mais sobre esse exame tão importante e gratuito para todos os recém-nascidos brasileiros! Segue com dúvidas sobre o tema? Então entre em contato conosco pelo telefone (41) 99636-9493 ou pelo e-mail contato@unidospelavida.org.br. Ficaremos felizes em lhe ajudar!

Por Kamila Vintureli

Referências: 

https://www.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/45503-ministerio-da-saude-reforca-a-importancia-do-teste-do-pezinho-entre-o-3-e-5-dia-de-vida

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco