Dia 27 – Elainy Fernanda de Souza | #30DiasdeFibra

Comunicação IUPV - 27/09/2019 02:00

Eu me chamo Elainy Fernanda e sou a mãe de Fibra do Thyago, de 4 anos e diagnosticado com Fibrose Cística logo nos primeiros meses de vida. Nós moramos em Simplício Mendes, no Piauí, e antes de receber o diagnóstico do meu filho eu já conhecia a doença pois minha prima também tem Fibrose Cística.
Enxergo o Thyago como uma criança normal, como qualquer outra, e não vejo nenhum aspecto do seu dia a dia que a doença o atrapalhe ou incomode. Ele estuda muito, adora brincar, correr, enfim… Faz tudo que uma criança gosta de fazer nessa idade. Anda de bicicleta e adora montar a cavalo.
Há 2 anos ele precisou ficar internado, mas desde então, nunca mais precisou ficar no hospital por muito tempo. Realizamos o tratamento em Teresina, a quase 500 quilômetros da nossa cidade, mas todo o esforço vale a pena. Infelizmente, no lugar que vivemos nenhum profissional é especialista ou conhece a Fibrose Cística de uma maneira que nos permitisse realizar o tratamento por aqui. Mas, como ele está bem, precisamos viajar apenas de 3 em 3 meses.
Meu filho é muito forte e imagino um futuro incrível para ele. Fará tudo que quiser. Vai estudar, se formar… O importante é que ele seja feliz, hoje e sempre. Para mim, a felicidade do meu filho já basta e é tudo que importa. Para mim, ser mãe de fibra significa que Deus me deu essa responsabilidade pois sabia que eu daria conta.
Não é fácil, a caminhada é longa e o cuidado com ele sempre precisa ser redobrado, mas isso só me faz ter mais fibra e enxergar que a Fibrose Cística é apenas parte do que somos, mas nunca será o limite do que podemos ser.
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco