Fabiana Raynal | Conheça os palestrantes do 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística

Comunicação IUPV - 19/07/2021 15:55

Epidemiologista e atuante na área de avaliação de tecnologias em saúde e participação social, Fabiana Raynal será uma das palestrantes do painel Políticas públicas: responsabilidade de todos nós do 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística. O evento acontece nos dias 6 e 7 de agosto e você pode garantir a sua vaga acessando eventos.congresse.me/simposiofc2021.

Neste painel vamos saber mais sobre a importância do conhecimento acerca dos processos relacionados à saúde, avaliação de tecnologias, diagnóstico e tratamento. Além de Fabiana, participarão a advogada Dra Paola Ugalde e a fundadora e diretora executiva do Unidos pela Vida, Verônica Stasiak. Conversamos com Fabiana sobre sua participação no evento.

Como foi seu primeiro contato com a fibrose cística e como isso impactou sua vida profissional?

Meu primeiro contato aconteceu por meio do meu trabalho no Ministério da Saúde. Eu conheci a fibrose cística como uma doença rara dentro do contexto de Avaliação de  Tecnologias de Saúde para doenças raras. Não foi uma experiência específica com a fibrose cística, mas com todas as patologias consideradas raras.

O que as pessoas podem esperar da sua participação no 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística? Compartilhe conosco um pouco sobre o que vai trazer durante a sua apresentação.

Acredito que minha contribuição no evento será da perspectiva de alguém que não está diretamente envolvida com a fibrose cística, mas que entende o contexto da doença dentro do cenário mais amplo das políticas de saúde dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Não levarei uma voz militante por uma causa específica, mas a voz de uma cidadã que utiliza e já trabalhou no Sistema no grau de gestão. Vou trazer essa visão mais técnica, de quem trabalhou na gestão do SUS e entende a realidade da fibrose cística neste cenário.

A temática do Simpósio este ano é “Ciência, Política Pública e Protagonismo”. Para você, por que é importante que toda a comunidade da fibrose cística do Brasil – incluindo profissionais da saúde, estudantes, pacientes, familiares e associações – discutam e saibam mais sobre esses temas?

É muito importante para toda a sociedade, principalmente para quem trabalha mais diretamente na área da saúde, pessoas com fibrose cística, familiares e associações, entender a lógica da saúde como Ciência não exata, no sentido de evidência científica, e também uma Ciência humana, que envolve sentimentos e emoções. Precisamos entender essa relação complexa de saúde e Ciência como uma política pública dentro de um contexto maior e mais amplo, em que existem especificidades e aspectos comuns dentro das políticas públicas, além da importância de cada indivíduo dentro desse contexto, tanto militando pela sua causa, mas também entendendo essa especificidade dentro de uma realidade maior. Quando existe essa convergência de entendimento conseguimos ter uma participação social e uma influência do cidadão dentro das políticas públicas em prol do bem estar coletivo.

Inscreva-se! 

Acesse eventos.congresse.me/simposiofc2021 e inscreva-se no 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística, evento único no Brasil feito para toda a comunidade da fibrose cística do país, realizado pelo Instituto Unidos pela Vida com patrocínio de Omron e Abbott. Podem participar pessoas diagnosticadas com a doença, familiares, membros de associações, estudantes, pesquisadores, profissionais da área da saúde e demais interessados no tema.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco