Falta de tobramicina afeta tratamento de pessoas com fibrose cística em pelo menos oito estados brasileiros

Comunicação IUPV - 13/12/2024 10:03
Falta de tobramicina

O tratamento de dezenas de pessoas com fibrose cística está sendo afetado pela falta de tobramicina em pelo menos oito estados brasileiros. Familiares e associações de pacientes têm relatado a ausência do medicamento nas mídias sociais e cobrado o Ministério Público e as farmácias estaduais pela retomada da entrega do tratamento.

O Instituto Unidos pela Vida entrou em contato com 22 entidades que atuam com fibrose cística regionalmente. Oito delas, representando a Bahia, Minas Gerais, Sergipe, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás, Alagoas e Pernambuco, informaram que o medicamento não está sendo entregue.

Apesar das cobranças, a ausência do medicamento já completa mais de 90 dias em Pernambuco, mais de quatro meses na Bahia e está ausente nas farmácias do Rio de Janeiro desde junho e em Sergipe desde agosto.

De acordo com a representante da Associação Pernambucana de Amparo aos Fibrocísticos (APAF) – Lara Thays Mattos Sandes (InspirAR), Flávia Ferrario, cerca de 30 pessoas com fibrose cística estão sendo prejudicadas pela falta da tobramicina na região. “Nós já questionamos a farmácia do estado de Pernambuco, mas não temos uma previsão de quando chegará”, afirmou Flávia, que também é mãe de uma criança diagnosticada com a doença.

No Rio de Janeiro, o presidente da Associação Carioca de Assistência à Mucoviscidose (ACAM-RJ), Herculano Peixoto, afirma que também já buscou respostas para o desabastecimento. “Tentamos o contato com o Ministério da Saúde para saber o que está ocorrendo, mas sem sucesso”, relatou Herculano, pai de uma jovem com fibrose cística.

Além das oito associações que afirmaram estar enfrentando a falta do medicamento em seus estados, outras sete entidades – que representam o Rio Grande do Sul, São Paulo, Paraíba, Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Amazonas -, retornaram ao Instituto informando que, em suas regiões, a dispensação do medicamento segue normalmente. As outras oito associações ainda não responderam as nossas mensagens.

O Unidos pela Vida já questionou o Ministério da Saúde via Lei de Acesso à Informação (LAI) sobre o desabastecimento e aguarda resposta.

Sobre o medicamento

O uso da tobramicina na fibrose cística é indicado para o tratamento da infecção crônica por Pseudomonas aeruginosa das vias aéreas. A utilização desse tratamento está previsto no Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) de Fibrose Cística, portanto, ele deve ser disponibilizado às pessoas que necessitam da sua utilização de forma gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Caso você tenha dúvidas sobre como fazer uso da tobramicina na fibrose cística ou outra etapa relacionada ao tratamento da doença, entre em contato com sua equipe médica. Os profissionais da saúde que fazem o seu acompanhamento poderão ajudar e orientar da melhor forma possível.

Referências:

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/pcdt/arquivos/2024/pcdt-fibrose-cistica

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação. 

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco