GAAPP disponibiliza guia em português sobre DPOC em parceria com o Unidos pela Vida

Comunicação IUPV - 20/10/2022 15:14

A Global Allergy & Airways Patient Platform (GAAPP) (na tradução, Plataforma Global de Pacientes com Alergia e Problemas Respiratórios), disponibilizou o Guia de empoderamento para pacientes com DPOC na versão em português de forma gratuita para todos que tiverem interesse no material. Basta clicar aqui para baixar.

A ação foi possível graças à colaboração do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, que deu suporte na revisão da tradução do material. No Brasil, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), estima-se que mais de 6 milhões de pessoas tenham a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), patologia pulmonar irreversível e que pode ser causada pela exposição à fumaça de tabaco, má qualidade do ar, produtos químicos industrializados, entre outros.

A fibrose cística é uma doença genética, ou seja, a pessoa já nasce com a patologia, diferente da DPOC, que é desenvolvida ao longo da vida. Porém, o que elas têm em comum são os principais sintomas: a falta de ar e a tosse persistente. E, por isso, algumas vezes as duas doenças podem ser confundidas e os pacientes podem ganhar o diagnóstico errôneo.

De acordo com o Coordenador de Projetos e Relações Institucionais do Unidos pela Vida, Gabriel Johnson, a disponibilização do material em português foi importante justamente para esclarecer as diferenças entre as patologias. “Queremos que essas informações cheguem ao máximo de pessoas possíveis também em nosso país para que, assim como ajudamos quem procura conteúdos sobre a fibrose cística, também possamos auxiliar de alguma forma todos que buscam o diagnóstico para DPOC.”

Além disso, o Instituto Unidos pela Vida também mantém uma parceria com a Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas (ABRAF), que oferece acolhimento, atendimento e informações de qualidade sobre DPOC. Basta ligar gratuitamente para a Central do Pulmão no número 0800 042 0070.

Sobre o GAAPP

A GAAPP tem como missão apoiar e capacitar globalmente os pacientes com alergias e problemas respiratórios, protegendo seus direitos e cobrando ações dos governos, profissionais da saúde e público em geral. Clique aqui para saber mais sobre a entidade.

Por Kamila Vintureli

Referências:

https://sbpt.org.br/portal/t/gold/

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco