Inverno e fibrose cística: 4 dicas para se manter saudável na estação mais fria do ano

Comunicação IUPV - 21/06/2021 06:20

O inverno chegou! Em 2021, a estação mais fria do ano começou em 21 de junho. As temperaturas mais baixas, a ausência de chuva e os dias mais secos neste período fazem com que as pessoas optem por permanecer em locais fechados e com pouca ventilação, situação que pode trazer prejuízos para a saúde, agravado, ainda, por seguirmos com as restrições de contato físico e isolamento social por conta da pandemia. Por isso, o time do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, preparou uma lista com 4 dicas para se manter saudável durante o inverno.

Evite ambientes fechados

Permanecer em locais arejados e com bastante ventilação é uma medida fundamental para evitar a contaminação por germes e vírus, ajudando a evitar gripes, resfriados e a covid-19, já que a pandemia causada pela doença permanece em nosso país e os cuidados para evitar a contaminação devem continuar. 

Siga se exercitando

É comum que o frio diminua a disposição para praticar atividades físicas, mas é importante se manter ativo mesmo durante o inverno. A prática de exercícios físicos faz parte do tratamento de quem tem fibrose cística e deve continuar apesar das temperaturas mais baixas. Busque orientação profissional e opte por atividades que possam ser realizadas dentro de casa, como pular corda e subir escadas.

Vacine-se!

A campanha nacional de vacinação contra a gripe (influenza) de 2021 teve início no dia 12 de abril e segue até 9 de julho. Sua terceira etapa, que começou em 09 de junho e vai até 09 de julho, inclui a vacinação de pessoas com comorbidades e doenças crônicas, em que se encaixa quem tem fibrose cística. Tomar a vacina é uma maneira de reforçar seus anticorpos e se manter protegido, por isso, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de você e vacine-se!

É importante lembrar que, caso você ou seu familiar tenha tomado a vacina contra a covid-19, será preciso esperar 15 dias para receber o imunizante contra a gripe. Isso acontece pois, de acordo com a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIM), não é recomendada a administração simultânea do imunizante contra a covid-19 com outras vacinas.

Continue com o tratamento para a fibrose cística

A adesão ao tratamento para a fibrose cística faz com que a pessoa com a doença tenha cada dia mais saúde e qualidade de vida. Por isso, mesmo que a preguiça causada pelos dias frios apareça, siga firme e continue com todas as etapas recomendadas pelos profissionais da saúde que fazem o seu acompanhamento. Aderir ao tratamento vai lhe ajudar a evitar pioras no quadro clínico e das infecções pulmonares causadas por bactérias e germes.

Ficou com alguma dúvida sobre as dicas? Então entre em contato com a sua equipe médica ou com o Instituto Unidos pela Vida pelo e-mail contato@unidospelavida.org.br ou telefone (41) 99636-9493. Sempre terá alguém do nosso time à disposição para lhe ajudar!

Por Kamila Vintureli

Referências:

https://www.gov.br/saude/pt-br/media/pdf/2021/marco/16/informe-tecnico-influenza-2021.pdf

https://sbim.org.br/noticias/1436-vacinas-covid-19-nao-devem-ser-coadministradas-com-outras-vacinas-informa-pni

http://www.cflf.org/blog/how-survive-winter-cystic-fibrosis 

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco