Dra Marise Basso Amaral | Conheça os palestrantes do 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística

Comunicação IUPV - 19/07/2021 16:02

Dra Marise Basso Amaral, bióloga, mestre e doutora em Educação, pós-doutora em Bioética pela Fiocruz, professora da Universidade Federal Fluminense, diretora geral do Instituto Unidos pela Vida e mãe de um adolescente com fibrose cística, fará a mediação do painel Autocuidado e empoderamento do paciente do 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística. Saiba mais sobre a programação no site eventos.congresse.me/simposiofc2021.

Esse painel contará com a participação da pneumologista pediátrica Dra Mônica Firmida e da educadora física diagnosticada com fibrose cística Mariella Brighenti Bortoluzzi. Conversamos com a Dra Marise sobre suas expectativas para o evento. Confira:

Quando teve seu primeiro contato com a fibrose cística e o que mudou na sua atuação profissional desde então?

Foi durante o diagnóstico para fibrose cística do meu filho, há 16 anos. Sem dúvidas foi algo que trouxe um impacto na minha vida pessoal e também profissional. Eu sou professora universitária de uma universidade pública federal, e por conta disso tive maior possibilidade de conciliar o tratamento inicial do meu filho, que demandava muito tempo, com minha carreira. Sem dúvidas isso envolveu um pequeno desinvestimento na minha atuação na área mas, conforme meu filho foi crescendo, eu pude resgatar esse aspecto profissional da melhor forma.

O que as pessoas podem esperar do painel que terá a sua mediação no 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística?

Esse painel convida um profissional da saúde e uma pessoa com fibrose cística para juntos pensarem as possibilidades e limites no que se refere ao autocuidado no tratamento, a possibilidade de protagonismo dos indivíduos diagnosticados com a doença na organização das suas rotinas, no estabelecimento do que funciona melhor, pensando principalmente nessa questão da fase adulta, em que as pessoas com fibrose cística precisam organizar rotinas que envolvam estudo, trabalho, tratamento e lazer. É um painel que falará sobre esses desafios que todos nós vivemos, de nos cuidar e de assumir a responsabilidade de estar em uma posição de protagonismo nessas decisões.

A temática do Simpósio este ano é “Ciência, Política Pública e Protagonismo”. Para você, por que é importante que toda a comunidade da fibrose cística do Brasil – incluindo profissionais da saúde, estudantes, pacientes, familiares e associações – discutam e saibam mais sobre esses temas?

O tema do simpósio deste ano marca a necessidade que todos nós – pessoas com fibrose cística, familiares e profissionais da saúde – temos de conversar coletivamente sobre todas as várias dimensões que envolvem a convivência com uma doença crônica e progressiva na perspectiva atual de tratamentos cada vez mais efetivos, especializados e também cada vez mais caros e de difícil acesso. O evento traz essa dimensão e aumenta nosso conhecimento, nosso engajamento e, consequentemente, nossa possibilidade de entender a nossa realidade e atuar nela.

Garanta a sua vaga

Acesse eventos.congresse.me/simposiofc2021 para se inscrever no 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística. O evento, 100% online, é promovido pelo Instituto Unidos pela Vida com patrocínio de Omron e Abbot e a chancela da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), Sociedade de Pediatria do Distrito Federal (SPDF), do Grupo Brasileiro de Estudos de Fibrose Cística (GBEFC) e da Associação Brasileira de Assistência à Mucoviscidose (ABRAM).

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco