O Brasil pintado de roxo: 61 eventos em 47 cidades marcam o Setembro Roxo 2019
Comunicação IUPV - 11/10/2019 09:27Por mais um ano, o Setembro Roxo – Mês Nacional de Conscientização da Fibrose Cística foi um sucesso. E bateu recordes! 2019 foi o ano com o maior número de eventos presenciais realizados no Brasil: foram 61 atividades em 47 cidades brasileiras que levaram mais informações sobre a Fibrose Cística aos quatro cantos do país e coloriram o Brasil de roxo mais uma vez.
O Setembro Roxo é realizado todos os anos pelo Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística, em parceria com voluntários e associações de assistência de todo o Brasil. Este ano a campanha contou com a participação de 21 associações de assistência à FC do Brasil, além de outros grupos de voluntários.
Temática da campanha
Em 2019, a temática da campanha foi A Fibrose Cística é parte do que somos, não o limite do que podemos ser. Além de divulgar a Fibrose Cística e seus principais sintomas, o objetivo da campanha foi mostrar pessoas com a doença em situações que vão além da patologia, ou seja, apresentar personagens realizando suas atividades cotidianas, como trabalho, prática de esportes, maternidade e vida acadêmica.
Com isso, uma das ações da campanha foi o 30 Dias de Fibra, que trouxe um depoimento por dia de pessoas com Fibrose Cística e familiares que puderam compartilhar suas histórias de vida, lutas e alegrias com todos nós. Foram 30 histórias inspiradoras e que provaram que a doença é apenas parte do que todos nós somos, mas jamais será o limite do que podemos ser.
Eventos presenciais
Foram mais de 61 eventos presenciais de divulgação da Fibrose Cística em todo o país! Corridas, caminhadas, passeios ciclísticos, palestras e muito mais! E para ajudar na realização dessas atividades, o Unidos pela Vida enviou 144 mil materiais impressos para coordenadores de eventos de todo o país. Foram mais de 50 kits enviados durante a campanha.
Um dos destaques da programação do Setembro Roxo deste ano foi a Corrida e Caminhada da Fibrose Cística que aconteceu na cidade de Linhares, no Espírito Santo, com a organização da Associação de Fibrose Cística do Espírito Santo (AFICES). O evento reuniu mais de 200 pessoas e foi um sucesso. De acordo com a Rosiene Conti Feitoza, membro da AFICES e mãe de fibra do João, diagnosticado com Fibrose Cística, participar da organização do evento foi uma grande honra.
“Foi um sonho, uma emoção, superação… Uma mistura de sentimentos envolvidos com a realização dessa atividade. Mas, sem dúvidas, o mais importante foi o sentimento de gratidão divina por proporcionar um evento tão iluminado. Agradeço aos familiares, amigos, patrocinadores e colaboradores que me apoiaram e me ajudaram muito”, contou Rosiene.
Destaque também para a cidade de Florianópolis, Santa Catarina, que contou com três eventos do Setembro Roxo este ano. Ações de divulgação da Fibrose Cística e o 3º Encontro Multidisciplinar sobre a Fibrose Cística. Uma dessas atividades foi organizada pela mãe de fibra Débora Ferreira, que participou da campanha pela primeira vez este ano.
Setembro Roxo na mídia!
Veículos de comunicação do Brasil inteiro foram parceiros da campanha este ano. No total, 12 emissoras brasileiras de televisão veicularam o vídeo oficial da campanha, que também pode ser acessado e compartilhado em nosso Facebook. Nas mídias sociais, em apenas um mês, o material alcançou mais de 60 mil pessoas.
O spot de rádio da campanha também foi veiculado em rádios de todo o país, que realizaram entrevistas com representantes do Unidos Pela Vida, ajudando na divulgação da Fibrose Cística. Em portais online, o alcance foi ainda maior. Dezenas de sites divulgaram a campanha e os eventos presenciais que ocorreram pelo Brasil.
Os materiais impressos da campanha, como cartazes e flyers também ganharam espaço em Unidades de Saúde e Hospitais de todo o Brasil. Nos ônibus e terminais que fazem parte do transporte público de Curitiba, além do cartaz de divulgação, o vídeo da campanha também foi divulgado na TV do Ônibus, por meio da parceria com a Midiaplan. Mais de 1 milhão de pessoas circulam com os ônibus na capital paranaense todos os dias e, por meio da parceria com a Urbanização de Curitiba S.A (Urbs), conseguimos divulgar a Fibrose Cística para todas essas pessoas durante o mês de setembro.
Além disso, o vídeo da campanha também foi veiculado na Rodoviária de Porto Alegre e o cartaz foi fixado na Estação Central do Metrô de Belo Horizonte e no interior dos vagões. O vídeo também ficou disponível em 13 cinemas de 13 cidades brasileiras e em elevadores de edifícios comerciais, hotéis, hospitais, academias e supermercados de São Paulo, parceria com a Elemídia.
E o esporte apoiou o Setembro Roxo mais uma vez! Uma ação de divulgação foi realizada na Arena da Baixada, em Curitiba, e o vídeo da campanha foi veiculado para os torcedores presentes na partida entre Athletico Paranaense e Chapecoense. O vídeo também foi veiculado no Couto Pereira, em Curitiba, o Beira Rio foi iluminado de roxo em alusão à campanha em Porto Alegre e o Estádio da Ressacada, em Santa Catarina, também apoiou a causa.
De janeiro a dezembro!
Durante todo o mês de setembro a mobilização pela divulgação da Fibrose Cística acontece a todo vapor, mas o trabalho realizado pelo Instituto Unidos pela Vida pelo fortalecimento do ecossistema da doença no Brasil acontece durante todo o ano! Realizamos dezenas projetos focados em cinco grandes eixos. Comunicação e Suporte, Educação e Pesquisa, Desenvolvimento Organizacional, Incentivo à Atividade Física, Advocacy e Políticas Públicas. Para conhecer mais sobre cada um deles, basta clicar aqui.
E você pode seguir nos ajudando a trabalhar cada dia mais fortes em prol da Fibrose Cística! Acesse www.unidospelavida.org.br/doe e escolha a melhor forma de nos ajudar. Sua doação, sem dúvidas, fará toda a diferença! No espaço Transparência e Ética do nosso site você pode acessar todos os nossos relatórios de atividades e de projetos para acompanhar de perto todo o trabalho que realizamos aqui no Instituto. Basta clicar aqui.
Agradecemos imensamente todos os voluntários, apoiadores e parceiros da campanha. Vocês fizeram toda a diferença! E ano que vem tem mais! A Fibrose Cística é parte do que somos, não o limite do que podemos ser!
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.