Dr Miquéias Lopes-Pacheco | Conheça os palestrantes do 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística

Comunicação IUPV - 06/07/2021 17:15

Biomédico e pesquisador na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Dr Miquéias Lopes-Pacheco será mediador da mesa Desmistificando a biologia na vida de quem tem fibrose cística do 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística, que acontece nos dias 6 e 7 de agosto e está com as inscrições abertas em eventos.congresse.me/simposiofc2021.

Esta mesa também contará com a participação do biólogo Dr Carlos Henrique Castelletti, e do Dr José Dirceu Ribeiro, Professor Titular do Departamento de Pediatria e coordenador da disciplina de Pneumologia Pediátrica da Universidade de Campinas (Unicamp). Confira abaixo a entrevista com o Dr Miquéias sobre o evento.

Quando teve seu primeiro contato com a fibrose cística e o que mudou na sua atuação profissional?

Aconteceu quando eu tinha 13 anos e meu irmão mais novo, que na época tinha seis anos, recebeu o diagnóstico tardio para a doença, mesmo apresentando vários dos principais sintomas, como tosse crônica, pneumonia de repetição e suor mais salgado que o normal. Apesar desses sinais, naquele tempo a fibrose cística não fazia parte do painel de doenças que podem ser diagnosticadas pelo Teste do Pezinho. Além disso, muitos profissionais da saúde nunca tinham ouvido falar sobre o tema. Anos depois desse diagnóstico eu decidi estudar Biomedicina. 

Durante o quinto período, na matéria de Genética Humana, a professora dividiu a classe em duplas para a produção de um trabalho sobre doenças genéticas. Naquele momento eu escolhi a fibrose cística e pude compartilhar com meus colegas um pouco da realidade de quem tem a doença e falar das suas características biológicas. Foi aí que eu decidi que queria fazer mais pelas pessoas com fibrose cística e resolvi seguir na carreira acadêmica, focando minha linha de pesquisa na busca por tratamentos inovadores para o tratamento da doença.

O que as pessoas podem esperar da mesa que você fará a mediação no 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística?

Podem esperar um momento de muita aprendizagem para todos, não apenas nesta mesa, mas também em todo o simpósio. Queremos mais protagonismo de todos que fazem parte da comunidade da fibrose cística do país, por isso é tão importante que entendam mais sobre a Ciência por trás do que acontece na área clínica e da biologia no cenário da doença. Eu costumo dizer que conhecimento é poder, visto que saber mais sobre o que acontece em nosso cotidiano faz com que a gente entenda e lide melhor com as situações que envolvem a fibrose cística, entendendo o que o tratamento traz para o dia a dia da pessoa diagnosticada.

A temática do Simpósio este ano é “Ciência, Política Pública e Protagonismo”. Para você, por que é importante que toda a comunidade da fibrose cística do Brasil – incluindo profissionais da saúde, estudantes, pacientes, familiares e associações – discutam e saibam mais sobre esses temas?

Quando falamos de Ciência criamos um mito de que é algo muito complicado, e nosso objetivo é desmistificar essa questão, pois entendemos que a Ciência está em tudo que fazemos na vida, em nosso cotidiano. Não queremos entrar em questões muito complexas no que tange à área biológica e médica da fibrose cística, mas buscamos que as pessoas tenham conhecimento e entendam o que acontece com a pessoa diagnosticada, termos que não são usados cotidianamente por quem não faz parte da área da saúde, o que fará com que esse público tenha um maior entendimento sobre a patologia e adesão ao tratamento. É fundamental que as pessoas adquiram esse protagonismo na luta pelas políticas públicas, pois quanto mais indivíduos tivermos lutando pelos direitos de quem tem fibrose cística, mais chances teremos de conseguir políticas públicas mais sólidas para todos. Queremos, cada vez mais, um público amplo e plural no simpósio.

Inscreva-se! 

Acesse eventos.congresse.me/simposiofc2021 e inscreva-se no 2º Simpósio Brasileiro Interdisciplinar sobre Fibrose Cística, evento único no Brasil feito para toda a comunidade da fibrose cística do país, realizado pelo Instituto Unidos pela Vida com patrocínio de Omron e Abbott. Podem participar pessoas diagnosticadas com a doença, familiares, membros de associações, estudantes, pesquisadores, profissionais da área da saúde e demais interessados no tema.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco