Miss Filadélfia ganha os holofotes na luta contra a Fibrose Cística

Instituto Unidos pela Vida - 09/03/2015 14:13

missphilly02-z-a_600Julia Rae Schlucter, de 22 anos, que foi recém-coroada Miss Filadélfia, foi diagnosticada ainda criança com Fibrose Cística. A especialista em cuidados infantis do Hospital da Filadélfia, Cristina Brown, foi a responsável por cuidar de Julia na infância, fazendo o possível para garantir que ela tivesse todas as suas necessidades atendidas, não apenas como paciente mas também como uma criança que precisa de tempo para se divertir e desenvolver a criatividade.

16 anos depois, Cristina também estava na plateia do Kurtz Center of Performing Arts para ver Julia receber o título de miss. “Estou tão orgulhosa de vê-la como exemplo de coragem, motivando as crianças a serem crianças e também a se sentirem capazes de conquistar seus sonhos, não importa quais obstáculos possam enfrentar.” Comentou Cristina, que é agora é diretora de serviços infantis em um hospital da Florida. “É incrível ver a mulher que ela se tornou.”

Devido a conquista, espera-se que Julia faça mais de 100 aparições este ano como Miss Filadélfia. Através de sua plataforma de incentivo, chamada de “Singing at the top of my lungs” (algo como Cantando o mais alto possível), Julia quer divulgar a Fibrose Cística e também arrecadar dinheiro para pesquisas sobre a doença, assim como reforçar o trabalho de especialistas em cuidados infantis. “Eles têm papel vital no tratamento emocional e psicológico da criança.” Comentou Julia durante uma entrevista. “É uma abordagem holística para tratar a mente e o espírito do paciente”.

Julia aceitou “sua realidade” logo no início. Desde a infância, tanto ela quanto seu irmão Will, de 24 anos e também diagnosticado com FC, faziam duas horas de exercícios respiratórios diariamente. Ela também faz inalações e fisioterapias diárias.

B_H22bCXIAM0e9nDe acordo com Julia, conforme ela ia crescendo, ia aprendendo a integrar os exercícios respiratórios em sua rotina diária. Enquanto arrumava o seu cabelo para algum concurso, por exemplo, estava também fazendo os exercícios.

Entretanto, Julia comenta que é a sua paixão principal – cantar – que leva os créditos por ajudá-la a lidar com a doença e também por ajudá-la a respirar melhor, já que canta desde criança. Seus artistas favoritos são Bruno Mars e Celine Dion (que teve uma sobrinha que morreu devido as complicações da Fibrose Cística).

“Sei que existem limitações e que é algo que vou ter por toda a vida, mas vivo a vida sem limites.” disse Julia. “Tenho que encarar isso de frente. A música te ajuda a ser a melhor versão de você mesmo.”
Essa foi sua segunda tentativa para receber a coroa de miss. Ela também competiu para ser a Miss de Nova York no ano passado e ficou entre as 10 melhores colocadas. Ela brincou comentando que ela ganhou este ano no mesmo dia em que se acontece o Dia Mundial das Doenças Raras. “Sou uma eterna otimista.”

Julia irá se formar em Maio na Universidade Fordham, em Nova York, recebendo a graduação em Mídia e Comunicações. Ela tem planos de fazer uma pós-graduação em Saúde Pública ou Jornalismo, e também espera se tornar uma correspondente na área de cuidados da saúde.

Ela comentou que os U$9.000 que ganhou em bolsas escolares devido a sua vitória serão usados para pagar empréstimos estudantis. Em 2008 ela ganhou U$25.000 por também ter sido coroada como miss. E foi no ano de 2008, durante o seu primeiro concurso, que ela disse ter encontrado sua voz interior, dizendo para se tornar uma porta-voz da Fibrose Cística.

Em Junho deste ano, Julia irá competir no concurso de Miss Pensilvânia contra outras 39 mulheres. Se ela ganhar, irá passar para o concurso Miss América, que será realizado em Atlântica no mês de Setembro.

“Você precisar acreditar em si mesmo e confiar no seu instinto para qualquer decisão”, ela diz. “No fim das contas, foi o que me ajudou a ganhar.”

Texto original aqui
Traduzido por Leandro Martins: Graduado em Recursos Humanos pela Faculdade Tecnológica OPET, é estagiário de Projetos e Relações Internacionais no Instituto Unidos pela Vida, também colaborando com a tradução de textos técnicos para publicação em nosso site.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco