Movendo Montanhas

Instituto Unidos pela Vida - 03/03/2015 09:21

movendo montanhas Na última sexta-feira, a Churchill College, faculdade da Universidade de Cambridge, sediou a conferência Moving Mountains (Movendo Montanhas), que tratou do assunto de como o esporte e o exercício podem beneficiar aqueles com condições de saúde que exigem tratamento de longo prazo, como no caso dos pacientes com Fibrose Cística (FC). Paul Rymer, Chefe de Envolvimento da Cystic Fibrosis Trust, também participou do evento.

De acordo com a Cystic Fibrosis Trust, temas como esporte e fitness terão foco crescente na organização a partir do ano que vem, já que pesquisam comprovam que os exercícios físicos melhoram a saúde mental, diminuem a dependência de drogas, além de elevar o sentimento de confiança e também de inclusão social.

O evento foi organizado pelo Dr. Jonathan King, que tem FC, em parceria com outras pessoas que também foram diagnosticadas com doenças crônicas.

Na sua apresentação, Jonathan utilizou slides e adereços (como garrafas de água) para representar a função pulmonar, contou da sua rotina de tratamento, compartilhou acontecimentos de um determinado feriado (onde deu tudo errado devido a um acidente) e também dos meses que levaram para sua recuperação. Com persistência e suporte da sua equipe de atendimento, Jonathan conseguiu evitar um transplante de pulmão graças ao exercício físico, melhorando gradualmente sua função pulmonar. No começo, ele mal conseguia se mover, mas após alguns meses, foi gradualmente aumentando a atividade física, desde andar alguns passos, andar na esteira, caminhar, correr, até conseguir se mover completamente. Jonathan hoje usa o exercício regular como forma de manter a boa saúde. Seu próximo desafio é pedalar 1.200 milhas, de Londres até Barcelona, em apoio à Cystic Fibrosis Trust.

Nick Talbot, um dos jovens com FC que estavam no evento, deu um relato extremamente engraçado sobre suas experiências, falando sobre como vive com a FC ao mesmo tempo que lida com namoros, relacionamentos e trabalho. Nick também compartilhou suas experiências de quando escalou as montanhas no Himalaia, e dos desafios de realizar tamanha aventura tendo FC. Com toda certeza um exemplo de alguém que não aceitou as limitações da doença. Nick planeja escalar o Everest em Abril ou Maio também como forma de apoio à Cystic Fibrosis Trust.

Charlotte Wells, fisioterapeuta especialista em processo respiratório, contou da sua experiência trabalhando com pacientes com FC, e dos benefícios do exercício físico de uma perspectiva clínica.

Devido ao risco de infecção cruzada, Jonathan fez seu discurso antes de uma pausa, ficando localizado num espaço amplo, enquanto Nick chegou mais tarde e, com exceção de quando estava fazendo sua apresentação, manteve-se o tempo todo na parte de trás da plateia. Num momento, os dois ficaram no mesmo espaço, contudo mantendo distância. Eles fizeram perguntas entre si com o auxílio de um microfone. Esta situação mostrou um dos aspectos mais tristes de quem vive com Fibrose Cística: a impossibilidade de manter contato pessoalmente, compartilhar ideias, piadas e experiências.

Após a conferência, o convidado especial – Professor Stephen Hawking – disse num pequeno discurso: “Você tem que viver a vida ao máximo. Tenho consciência da preciosidade que o tempo representa. Não importa o quão difícil a vida possa ser, sempre há algo que você pode fazer. Tenha coragem para superar as adversidades.”

Texto original aqui.

Traduzido por Leandro Martins: Graduado em Recursos Humanos pela Faculdade Tecnológica OPET, é estagiário de Projetos e Relações Internacionais no Instituto Unidos pela Vida, também colaborando com a tradução de textos técnicos para publicação em nosso site.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco