Mulheres com fibrose cística podem engravidar?

Comunicação IUPV - 17/05/2022 07:35

A fibrose cística é uma doença genética rara causada pela disfunção da proteína cystic fibrosis transmembrane conductance regulator (CFTR), alteração que faz com que toda a secreção do organismo fique mais espessa que o normal. De forma geral, isso desencadeia alterações nos sistemas respiratório, digestório e reprodutor, o que levanta a dúvida: mulheres com fibrose cística podem engravidar?

A resposta é sim, mas existem muitas questões que devem ser consideradas e é preciso ter em mente que cada caso é um caso. Para começar, é importante saber que o muco cervical de mulheres com fibrose cística pode ser mais espesso e desenvolver questões ovulatórias por conta da desnutrição. 

Neste cenário, o muco mais grosso acaba dificultando a penetração do espermatozóide  na região do cérvix, o que pode aumentar o tempo que essa pessoa levará para alcançar a gravidez. Ou seja, a maioria das mulheres diagnosticadas com a doença são férteis e podem engravidar se assim desejarem.

Outro ponto a se considerar em relação à gravidez e fibrose cística é a importância da participação da equipe interdisciplinar que faz o acompanhamento da mulher com a doença no Centro de Referência. É fundamental que esses profissionais a auxiliem no entendimento sobre todas as questões que envolvem a sua saúde reprodutiva e realizem a  avaliação da condição clínica dessa pessoa, verificando a viabilidade e tornando todo o processo da gestação mais seguro para a mulher com fibrose cística e também para o bebê. Você pode saber mais sobre esse tema clicando aqui.

Mães de fibra

O Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística já compartilhou diversas histórias de mulheres com fibrose cística que realizaram o sonho de ser mãe e você também pode se inspirar com elas.

Clique aqui para ler o texto Ser mãe de fibra da nossa fundadora, diretora executiva e mãe da Helena, que não tem fibrose cística, Verônica Stasiak Bednarczuk de Oliveira. Ela foi diagnosticada com fibrose cística tardiamente, aos 23 anos, e compartilhou todas as etapas e desafios que enfrentou para tornar a maternidade uma realidade em sua vida.

Clicando aqui você também confere o depoimento da Cláudia Cometti, mãe de fibra do Vitor, que assim como ela, tem fibrose cística. Nesta entrevista ela relembra como foi receber o diagnóstico para a doença pouco tempo depois do diagnóstico do filho, além de compartilhar como a atividade física a ajudou a ter mais saúde e qualidade de vida.

Para ler outros depoimentos ou compartilhar sua história conosco, basta clicar aqui. Caso siga com dúvidas sobre o tema fertilidade e fibrose cística, entre em contato com um profissional da saúde. Ele poderá avaliar o caso de maneira específica e compartilhar as melhores recomendações.

Por Kamila Vintureli

Referências:

Cystic Fibrosis Foundation. Fertility in Women With CF. Disponível em: <https://www.cff.org/fertility-women-cf>. Acesso em 03 mai 2022.

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco