O dia mais esperado do ano – Por Daiane Marin

Comunicação IUPV - 05/10/2022 07:48

Por Daiane Marin, de 28 anos e diagnosticada com fibrose cística nos primeiros meses de vida

Para você, qual é o dia mais esperado do ano? Aquele pelo qual você aguarda ansiosamente a chegada? Para muitos pode ser o Natal, para reunir a família e trocar presentes, ou o réveillon, para comemorar mais uma virada de ano em festa com os amigos. Mas para mim, o dia mais aguardado do ano é o dia do meu aniversário.

Muitas pessoas dizem que não gostam de fazer aniversário, pois isso as lembra de que estão envelhecendo, perdendo sua juventude, de que estão mais perto do fim da vida e por isso não gostam de comemorar essa data. Essas percepções não são falsas, mas prefiro ver o completar de mais um ano de vida sob um ângulo diferente.

Para mim, só o fato de ter o privilégio de completar mais uma volta em torno do Sol já é motivo suficiente para agradecer, mas não é só isso. No dia em que completo mais um ano de vida, paro para fazer um balanço, uma retrospectiva de como foi o ano que se passou. Penso em todas as batalhas e situações difíceis pelas quais passei, seja por causa da fibrose cística com infecções, ciclos de antibióticos e medos, ou seja em outras áreas da vida, e percebo que consegui enfrentar todas as dificuldades que apareceram pelo caminho, superando-as e me tornando mais forte e resiliente.

Lembro também de quantas coisas maravilhosas aconteceram, de como tenho tanto a agradecer pela minha família, amigos, saúde, por tudo que tenho e por tudo que sou. Tendemos a ficar focados nas coisas ruins que acontecem ao longo da vida e muitas vezes não paramos para observar as tantas coisas boas que apareceram pelo nosso caminho e o tanto de motivos que temos para sermos gratos.

É claro que fazer aniversário também é sinônimo de festa. Por ser uma data tão especial, faço questão de em todos os anos reunir as pessoas importantes para mim e comemorar mais um ano de vida. Muitos acham isso clichê ou dizem que já passei da idade de ficar soprando velinhas e cantando parabéns, mas, como disse anteriormente, só o fato de eu estar completando mais um aniversário já é motivo suficiente para festejar.

Enfim, fazer aniversário renova minhas energias para iniciar mais um novo ciclo com o coração aberto, cheio de gratidão e alegria e desejando que seja repleto de saúde, felicidade, amor e coisas boas. Então, quando chegar seu aniversário, celebre sua trajetória! Viva a vida e comemore!

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco