O Instituto Unidos Pela Vida está fazendo aniversário!

Instituto Unidos pela Vida - 21/11/2015 14:12

Alguma vez na vida você já ouviu aquela frase do Walt Disney que diz que “se você pode sonhar, você pode fazer”? Pode-se dizer que o Instituto Unidos Pela Vida começou, literalmente, assim.

Em 2009 a psicóloga Verônica Stasiak Bednarczuk, na época com 23 anos, estava internada para tratar mais uma das tantas pneumonias que teve durante a sua vida. Apesar de já ter ido diversas vezes para o hospital por conta de problemas respiratórios, essa ida foi diferente de todas as outras…

A lista de tarefas que Verônica fez para quando saísse do hospital

A lista de tarefas que Verônica fez para quando saísse do hospital

Durante uma das noites do internamento, Verônica sonhou que fundava um grupo para ajudar pessoas com problemas respiratórios. Assim que ela acordou, botou a cabeça para funcionar e elencou tudo que faria para tornar o sonho realidade quando saísse do hospital.

Porém, uma notícia que ela recebeu um mês depois deste sonho, mudou completamente a sua vida e a de centenas de outras pessoas: ela tinha Fibrose Cística.

A falta de diagnóstico precoce fez com que ela passasse a sua vida inteira sendo tratada da maneira incorreta. Para evitar que mais pessoas passassem por essa situação (de falta de informação e diagnóstico incorreto), ela decidiu tirar o seu sonho do papel começar um projeto para divulgar a Fibrose Cística. Foi aí que nasceu o que seria futuramente o Instituto Unidos Pela Vida!

O projeto, que começou como um blog com informações a respeito da Fibrose Cística, foi ganhando cada vez mais importância e visibilidade até que no dia 22 de Novembro 2011, foi realizada a assembleia constituinte e o Instituto Unidos pela Vida foi fundado.

Hoje, exatamente quatro anos depois de sua fundação, o Instituto Unidos Pela Vida é referência no Brasil quando o assunto é Fibrose Cística. Para cumprir a sua missão de levar informações para o maior número de pessoas do país, o Instituto desenvolve nove projetos baseados em três grandes programas: o Programa de Comunicação, o Programa de Educação e o Programa de Incentivo à Prática de Atividade Física. Para conferir mais detalhes sobre cada um dos programas, acesse aqui.

IMG_2274

Foto da primeira assembleia do Instituto Unidos Pela Vida

Nestes quatro anos de Instituto Unidos Pela Vida, não podemos deixar de falar novamente sobre sonhos, agora futuros. Nós sonhamos com um Brasil conhecendo a Fibrose Cística, com profissionais de saúde capacitados para diagnosticar as crianças logo no nascimento, e com pessoas que têm FC vivendo com mais qualidade. E, se depender dos nossos esforços diários, com certeza vamos fazer com que todas essas metas se concretizem. Estamos muito felizes por completar quatro anos de existência, e extremamente animados para os trabalhos que serão realizados nos aniversários que ainda estão por vir!

Muito obrigado a todos que fizeram parte desses primeiros quatro importantes anos, e vamos juntos rumo à nova fase!

Fale conosco