O que é diagnóstico in vitro?

Comunicação IUPV - 30/10/2023 08:31
O que é diagnóstico in vitro?

Você já ouviu falar em diagnóstico in vitro? Esse termo é utilizado para identificar testes em microrganismos, moléculas ou células que são realizados em frascos, tubos de ensaio e outros instrumentos de laboratório semelhantes.

Alguns exemplos podem ajudar no entendimento deste tipo de exame. Exames de sangue e urina são realizados com amostras fora do corpo da pessoa que necessita do teste, logo, é um diagnóstico in vitro. Já a ressonância magnética é feita de forma direta no indivíduo, sendo considerado um diagnóstico in vivo.

Produtos para diagnóstico in vitro

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), são considerados produtos para diagnóstico in vitro os reagentes, calibradores e demais materiais e instrumentos utilizados com o objetivo de realizar uma análise in vitro de amostras oriundas do corpo humano.

Ainda de acordo com a Agência, esses produtos são usados principalmente para buscas relacionadas ao diagnóstico, monitoramento, triagem ou até mesmo para a determinação da compatibilidade com potenciais receptores de sangue, tecidos e órgãos.

Diagnóstico in vitro na fibrose cística

De acordo com a biomédica Jannaina F. de Melo Vasco, é possível que pessoas com fibrose cística precisem realizar exames de cultura e de susceptibilidade aos antimicrobianos, esse último mais conhecido como antibiograma.

“Esses testes são feitos para diagnosticar a presença de microrganismo patogênicos, principalmente bactérias, e detectar se essa bactéria é resistente às drogas testadas, tendo como resultado desses testes a identificação do nome da bactéria e quais as possíveis opções de tratamento para a infecção apresentada”, explicou Jannaina.

A biomédica ainda complementa informando que, nesses exames para diagnóstico in vitro, ou seja, realizados em laboratório, pode-se determinar se o microrganismo é resistente aos medicamentos testados, também conhecido como multirresistente.

“Isso, no entanto, não significa que a infecção não será tratada, e sim que as opções terapêuticas estão reduzidas. Nesses casos, fatores relacionados ao indivíduo, como o próprio sistema imunológico, e alguns outros fatores que ainda não conhecemos muito bem, também poderão auxiliar nesse tratamento”, afirmou Jannaina.

Portanto, de acordo com Jannaina, pacientes com o diagnóstico in vitro de cepas multirresistentes precisarão de uma maior atenção, tanto para o tratamento, quanto para conter a disseminação desses germes para outros pacientes, como uma maneira de combater e conter a resistência e também de proteção das outras pessoas com fibrose cística.

Você pode saber mais sobre a resistência a antimicrobianos na fibrose cística clicando aqui.

Por Kamila Vintureli

Revisão de conteúdo: Biomédica Jannaina F. de Melo Vasco

Referências

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/setorregulado/regularizacao/produtos-para-saude/conceitos-e-definicoes/classificacao-diagnostico-in-vitro

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco