Saiba mais sobre o Teste do Pezinho

Comunicação IUPV - 07/01/2019 16:59

Exame gratuito e obrigatório para todos os recém-nascidos do Brasil, o Teste do Pezinho é muito importante para identificar, logo nos primeiros dias do bebê, se ele tem determinadas doenças genéticas.
Com o exame é possível diagnosticar essas doenças precocemente e iniciar o tratamento o mais rápido possível, diminuindo as chances de que a criança tenha problemas de saúde mais graves causados por essas patologias.
Onde realizar?
Em grande parte dos estados brasileiros, o Teste do Pezinho é realizado nos pontos de coleta das Unidades Básicas de Saúde. Em algumas regiões, o exame também pode ser feito em maternidades e hospitais. O ideal é que ele seja realizado entre o terceiro e o quinto dia de vida do bebê.
O Teste do Pezinho faz parte do Programa de Triagem Neonatal do Ministério da Saúde e todos os estados brasileiros estão credenciados. O programa atua no diagnóstico precoce, no acompanhamento e na realização do tratamento adequado de seis doenças: Fibrose Cística, Hiperplasia Adrenal Congênita, Deficiência da Biotinidase, Anemia Falciforme, Hipotireoidismo Congênito e Fenilcetonúria.
Como é realizado o exame?
Apesar de conhecer a existência e a importância do exame, muitas famílias ficam com dúvidas sobre como ele é feito. Mas não é preciso ter medo ou preocupações. O Teste do Pezinho é simples, rápido e pode fazer toda a diferença na vida do bebê.
Durante a realização do exame, é feita a coleta de algumas gotinhas de sangue do calcanhar do bebê. Após esse processo, a amostra é encaminhada para o laboratório de triagem neonatal da região e a análise é realizada.
Fibrose Cística
A Fibrose Cística é uma das seis doenças diagnosticadas por meio do Teste do Pezinho. Com prevalência de 1 novo caso a cada 10 mil recém-nascidos no Brasil, é considerada a mais comum entre as doenças raras existentes. Os principais sintomas apresentados pela Fibrose Cística são as pneumonias frequentes, a tosse crônica, a dificuldade em ganhar peso e estatura, além da diarreia e outros sintomas, como o suor mais salgado que o normal.
O Teste do Pezinho é dividido em quatro fases e cada uma delas é responsável por identificar determinadas doenças. No caso da Fibrose Cística, a identificação só é feita na fase III do exame. Porém, até pouco tempo atrás, não eram todos os estados brasileiros que já estavam com essa fase do teste implementada.
É importante destacar que o Teste do Pezinho não atua sozinho no diagnóstico da Fibrose Cística. Quando ele indica a presença da doença, um teste de confirmação deve ser realizado: o Teste do Suor. Saiba mais sobre esse exame clicando aqui.
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.
 

Fale conosco