Trikafta (elexacaftor / tezacaftor / ivacaftor) tem registro aprovado pela Anvisa

Comunicação IUPV - 02/03/2022 14:06

Quase um ano após o pedido de registro junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o medicamento Trikafta (elexacaftor/tezacaftor/ivacaftor) teve seu registro aprovado no Brasil no dia 02 de março de 2022, conforme publicação em diário oficial – 627, de 24 de fevereiro de 2022. Clique aqui para conferir o documento na íntegra.

A luta para este registro foi IMENSA! Agradecemos e parabenizamos toda a comunidade de fibrose cística do Brasil pela constante participação na campanha #TrikaftaJá!

Com a decisão da Agência, o próximo passo é a discussão em relação ao seu preço na Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) e, posteriormente, a indústria fabricante, Vertex Pharmaceuticals, deverá submeter para a Comissão Nacional de Incorporação de Novas Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) o pedido de incorporação no sistema único de saúde.

Embora o pedido tenha sido mais amplo, o registro do medicamento no Brasil foi aprovado somente para uso em pessoas com fibrose cística com 6 anos de idade ou mais e que tenham pelo menos uma mutação DeltaF508 no gene regulador da condutância transmembrana da fibrose cística (CFTR).

A luta ainda é grande, mas este primeiro passo é FUNDAMENTAL! Em caso de dúvidas ou para mais informações, entre em contato com o Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística pelo telefone (41) 99636-9493 ou e-mail contato@unidospelavida.org.br.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco