Tudo o que você precisa saber sobre a volta às aulas em tempos de pandemia

Comunicação IUPV - 02/02/2022 07:04

Crianças e adolescentes de todo o Brasil estão retornando para as escolas entre o final de janeiro e início de fevereiro. Mesmo com o avanço na vacinação contra a covid-19 em todo o país, a pandemia continua e o aumento de casos causados principalmente pelo surgimento da nova variante, ômicron, além da gripe H3N2, está gerando muitas dúvidas entre os pais e responsáveis de pessoas diagnosticadas com fibrose cística.

Afinal, esse é o momento certo para o retorno das aulas? Para falar mais sobre o assunto e esclarecer as principais dúvidas sobre o tema, conversamos com a pneumologista pediátrica, Dra. Virgínia Auxiliadora Freitas de Castro.

O que fazer com as crianças e jovens com fibrose cística em idade escolar: é indicado para eles o retorno presencial às aulas mesmo neste momento da pandemia?

A escola é muito importante para as crianças e adolescentes diagnosticados com fibrose cística, não só como um espaço para acesso à educação em si, mas para a socialização e manutenção da saúde mental. O retorno para o ambiente escolar neste período em que o número de casos de pessoas contaminadas pela covid-19 aumentou em todo o país, sem dúvidas, pode ser avaliado e negociado com a própria escola.

Devo envolver a equipe do Centro de Referência nesta decisão?

Sim. Além de optar pelo diálogo aberto com os educadores da escola, os familiares e responsáveis também podem e devem envolver os profissionais da saúde que fazem o acompanhamento desta criança ou adolescente no Centro de Referência. A recomendação de retorno pode variar de caso para caso, por isso, esses profissionais poderão avaliar de maneira individual se o retorno dessa pessoa ao ambiente escolar é seguro. Lembro que, caso se opte por permanecer em casa, assim que haja o controle da situação em relação à pandemia, o ideal é retomar essa discussão com os médicos para avaliar sobre o retorno seguro às atividades escolares.

Posso mandar um filho que não tem fibrose cística para a escola enquanto o outro que tem a doença fica em casa? Que risco essa situação pode trazer?

Os irmãos de pessoas diagnosticadas com fibrose cística também podem retomar suas atividades escolares neste início do ano, porém, é fundamental que sigam todos os cuidados para evitar a contaminação: utilizar máscara adequada de proteção, lavar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão, utilizar álcool em gel, não compartilhar itens de uso pessoal, como material escolar, copos e talheres. Além disso, quando chegar o momento de se vacinar, é importante que esse, e todos os demais familiares, também façam a imunização. 

Eu tenho fibrose cística e um filho em idade escolar. Ele pode ir para escola? Que risco essa situação pode trazer para a minha saúde?

Nos casos em que o responsável pela criança que está indo para a escola tem fibrose cística, é importante que essa pessoa também siga com todos os cuidados de proteção citados na questão anterior, além de se vacinar e tomar todas as doses de reforço recomendadas pelo Ministério da Saúde. É fundamental que esse indivíduo com fibrose cística fique vigilante e atento aos sintomas, e em caso de suspeita de contaminação, busque ajuda da equipe médica imediatamente.

Meu filho com fibrose cística nunca foi para a escola e iria iniciar a rotina escolar este ano. Devo mandar?

No caso das crianças com fibrose cística menores de cinco anos de idade e que vão começar a ir para a escola este ano, é importante que se aguarde o controle do grande número de casos de covid-19 em todo o país antes de iniciar a rotina escolar. 

Se for indicado o retorno às aulas, quais cuidados o meu filho deve ter?

Caso a família opte pelo retorno escolar, os principais cuidados seguem os mesmos: uso de máscara de proteção, higiene frequente das mãos e uso de álcool em gel 70%. Também é importante que os responsáveis por crianças com fibrose cística cobrem da equipe pedagógica que exista uma orientação sobre o não envio de crianças ou adolescentes com sintomas gripais para a escola, além de recomendações claras sobre o distanciamento físico entre os alunos, o aumento da ventilação nas salas de aula e que não tenham atividades com aglomeração.

Qual a importância da vacinação contra a covid-19 nesse momento de volta às aulas? Devo vacinar meu filho com fibrose cística?

Vacinar-se contra a covid-19 é algo muito importante, principalmente neste momento de aumento no número de casos da doença no país. Imunizar-se é uma forma de proteção das pessoas com fibrose cística. Lembrando que já temos vacinas liberadas para a aplicação em crianças a partir de cinco anos de idade e indivíduos com comorbidades, como a fibrose cística, são prioridade neste processo.

Se mesmo com essas orientações você segue com dúvidas sobre a retomada das aulas neste início de ano, entre em contato com a equipe médica que acompanha você ou seu familiar com fibrose cística e tome a melhor decisão de maneira conjunta.

Cartilha

Clique aqui para baixar a cartilha Fibrose Cística nas Escolas, material criado para auxiliar pais, professores e responsáveis neste período de volta às aulas. Ela é ideal para compartilhar com a equipe pedagógica do seu salgadinho e pode fazer a diferença para que a rotina no ambiente escolar seja a melhor possível.

Por Kamila Vintureli

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco