Setembro Roxo 2021: confira os principais resultados da campanha

Comunicação IUPV - 15/10/2021 15:58
Foto: Rodrigo Fonseca

Respiramos fundo e, juntos, fizemos uma das maiores campanhas do Setembro Roxo – Mês Nacional de Conscientização sobre a Fibrose Cística da história! Neste ano trouxemos como tema a importância de respirar, com o mote Respira fundo, pela frente tem muito mundo! 

Com a pandemia da covid-19 muitas pessoas passaram a se familiarizar com práticas já comuns na vida de quem tem fibrose cística, como uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social. E também passaram a dar mais valor ao ato de respirar. Respiramos profundamente para encontrar calma e equilíbrio para seguir em frente nas situações mais adversas – como em uma pandemia, ou ao descobrir uma doença ainda sem cura, como a fibrose cística.

Com essa temática colorimos o Brasil de roxo mais uma vez! Ao lado da imprensa, parceiros, apoiadores, voluntários e associações de assistência à fibrose cística do Brasil, a mobilização pela conscientização sobre a doença foi grande nos quatro cantos do país. Confira agora alguns dos principais resultados do Setembro Roxo 2021 e clique aqui para conferir o relatório completo.

Iluminações

Ação que cresce a cada ano, as iluminações de diversos pontos do Brasil na cor roxa em alusão ao Mês Nacional de Conscientização sobre a Fibrose Cística bateu todos os recordes em 2021 e, ao lado de parceiros e associações de todo o país, colorimos o Brasil de roxo. 

No total, foram 27 espaços iluminados: Jardim Botânico, Arena da Baixada, Torre da RPC e Câmara Municipal em Curitiba/PR; Allianz Parque e Ponte Estaiada em São Paulo/SP; Senado Federal em Brasília/DF; Prédio da Justiça Federal, Tribunal Regional Federal da 5º Região e Ministério Público Federal em Recife/PE; Arena Fonte Nova em Salvador/BA; Ponte Estaiada de Teresina/PI; Tribunal de Justiça do Espírito Santo em Vitória/ES; Câmara Municipal de Morrinhos/GO; Igreja Nossa Senhora de Lourdes em Canela/RS; Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Estádio Beira Rio e Arena do Grêmio em Porto Alegre/RS; Câmara dos Vereadores em Novo Hamburgo/RS; Igreja de São João de Jurujuba em Niterói/RJ; Unidade Básica de Saúde de Águas Mornas/SC; Prefeitura de Lauro Müller/SC e as Unidades Básicas de Saúde e Policlínicas de São José/SC. 

Prédio da Fiesp

O prédio da Fiesp (Federação das Indústrias do Comércio de São Paulo), na Avenida Paulista, recebeu uma projeção mapeada em referência ao Setembro Roxo. A ação aconteceu das 19h do dia 08 de setembro até as 6h do dia 09 de setembro. A animação, que trazia o símbolo (dente-de-leão) e o nome da campanha, foi criada pelo VJ Scan. Clique aqui para conferir mais imagens.

Mídias sociais

Por conta da pandemia causada pela covid-19, em 2021 o Unidos pela Vida optou por seguir realizando apenas ações online. Por isso, mais uma vez, as mídias sociais e a imprensa foram grandes aliados do Setembro Roxo. 

Uma série de conteúdos audiovisuais inéditos foi produzida pelo Instituto como parte da campanha. O objetivo foi compartilhar mais informações em formatos que pudessem ser adequados à rotina das pessoas, com uma linguagem moderna e dinâmica. No total, foram 93 publicações nas mídias sociais do Instituto, que alcançaram 216 mil pessoas. 

No Setembro Roxo no Ar, programa apresentado pela jornalista do Instituto, Kamila Vintureli, entrevistamos pessoas com fibrose cística e profissionais da saúde. Os programas foram publicados toda sexta-feira do mês no canal do Unidos pela Vida no Spotify (clique aqui para ouvir) e no YouTube (clique aqui para ver). Durante o mês de setembro, foram. mais de 600 plays nos vídeos e áudios do programa.

Também lançamos o Minuto Fibrose Cística, drops em áudio onde pessoas com fibrose cística e familiares fizeram perguntas para profissionais da saúde. Foram publicados 10 episódios no decorrer do mês no canal do Instituto no Spotify e também distribuídos por WhatsApp. Clique aqui para ouvir.

Outra ação foi o Amigo de Fibra, série em vídeo em que amigos de pessoas com fibrose cística fizeram perguntas sobre curiosidades da vida de quem tem a doença. Os materiais foram publicados nos stories e IGTV do Instituto no Instagram. Clique aqui para ver.

No canal do Unidos pela Vida no YouTube foram publicados 42 novos vídeos durante o mês, que tiveram 2.313 visualizações e 228 compartilhamentos. No total, todos os vídeos publicados pelo Instituto nas mídias sociais durante a campanha (vídeo oficial, “30 Dias de Fibra”, “Amigo de Fibra”,  e “Setembro Roxo no Ar”) alcançaram 33 mil pessoas.

Imprensa

Durante o mês de setembro foram publicadas 200 matérias na imprensa, que alcançaram mais de 34,6 milhões de pessoas. Além disso, o time do Unidos pela Vida concedeu 16 entrevistas para falar sobre a campanha.

O vídeo oficial do Setembro Roxo 2021 foi veiculado em 17 emissoras de televisão, incluindo a Rede Globo e a TV Cultura em rede nacional. O spot de rádio foi veiculado em 10 rádios de 5 Estados brasileiros e o vídeo oficial da campanha contou com 35.218 inserções nos terminais e TVs dos ônibus de Curitiba/PR, de 01 a 15/09/2021.

Exposição informativa

Durante todo o mês de setembro de 2021, a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de São Paulo/SP, em parceria com o Unidos pela Vida, levou para a Estação Higienópolis-Mackenzie uma exposição sobre o Setembro Roxo. Clique aqui para conferir mais detalhes sobre a ação.

Fortaleça este trabalho

Durante o mês de setembro respiramos fundo e divulgamos a fibrose cística em todo o Brasil, mas o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida continua durante todo o ano. Fortaleça nossas ações e nos ajude na missão de fortalecer o ecossistema da fibrose cística no Brasil. Basta acessar www.unidospelavida.org.br/doe e escolher a melhor forma de contribuir.

O Unidos pela Vida agradece a todos os voluntários, patrocinadores, apoiadores e parceiros do Setembro Roxo 2021. UNIDOS, fizemos a diferença!

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá lhe ajudar com todas as suas perguntas.

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