Saiba como foi o 5º Ciclo de Palestras sobre Atividade Física na FC
Instituto Unidos pela Vida - 30/09/2015 14:55No dia 26 de setembro, a cidade de Vitória, no Espírito Santo, recebeu o 5º Ciclo de Palestras sobre Atividade Física na Fibrose Cística. O evento aconteceu no auditório Pau-Brasil do Parque Botânico da Vale, que gentilmente cedeu o espaço, e contou com 22 participantes, que puderam discutir sobre esportes e sobre a FC.
Marise Amaral iniciou as atividades apresentando o Instituto Unidos pela Vida e seus diversos programas e ações, destacando as várias atividades do Mês da Fibrose Cística e contextualizando a Equipe de Fibra.
Em seguida, o Educador Físico Rodrigo Troyack mostrou a evolução do conhecimento científico sobre a importância dos exercícios como coadjuvantes no tratamento da FC destacando as várias evidências de que intervenções com programas regulares e orientados podem trazer para o ganho de VEF1 e VO²max, e consequentemente sobre a qualidade de vida das pessoas com Fibrose Cística.
A Dra. Roberta Melotti, pneumologista do Hospital Nossa Senhora da Glória falou em seguida ilustrando aspectos gerais da FC e ressaltando a importância da adesão ao tratamento.
No intervalo para o café, o público (formado por pessoas com FC, familiares e profissionais da saúde) confraternizou na parte externa do parque e continuou trocando experiências.
Na segunda parte do Ciclo de Palestras, o coordenador nacional da Equipe de Fibra, Cristiano Silveira, contou histórias de atletas de fibra pelo mundo que o inspiraram a criar o projeto que, com o apoio do Instituto Unidos Pela Vida, hoje completa quatro anos com grupos espalhados por vários estados. Cristiano destacou a recepção do grupo capixaba e disse que espera que essa motivação traga ainda mais gente para o time.
O encontro foi encerrado com o testemunho de um pequeno atleta de fibra: Pedro Amaral, filho de Cristiano e Marise, fez sua primeira participação como palestrante. Ele contou brevemente como, desde cedo, tem os exercícios na sua rotina. Além disso, compartilhou como foi a sua preparação para a Family Run, prova de 6km que aconteceu em julho, junto com a Maratona do Rio.
Ele mostrou orgulhosamente a sua medalha, e arrancou risos da plateia se comportando como um verdadeiro palestrante! Ao final, Pedro finalizou incentivando todas as pessoas com FC a incluírem no seu dia-a-dia os exercícios. Foi de arrepiar quando as pessoas começaram a aplaudi-lo de pé.
Depois disso, o público fez mais perguntas, e se demonstrou interessado em discutir os assuntos apresentados. Ao finalizar o evento, reforçamos a nossa convicção do quanto é importante ir espalhando essa semente, introduzindo de forma profissional e competente a discussão sobre o exercício físico no tratamento da Fibrose Cística.
Percebemos o quanto as palestras mexeram com as pessoas presentes, o que demonstra que essa discussão deve ser ampliada. Como disse Pedro Amaral durante a palestra, “o exercício físico faz parte da vida das pessoas com Fibrose Cística”.
No domingo, Pedro, Cristiano, Marise, Rodrigo e Letícia correram 7km na 2ª Maratona do Espírito Santo em Vila Velha, na região metropolitana de Vitória. O dia estava quente e Pedro nunca tinha corrido uma distância tão grande, o que foi um desafio! Ainda assim, ele completou a prova correndo e sendo aplaudido pelo público.
Agradecemos à empresa Jotabasso que patrocinou o evento, todos os presentes e em especial à Letícia e ao Wilker, que cuidaram do transporte dos palestrantes, organização do coffee break e outros detalhes logísticos.
Texto escrito por Cristiano Silveira, Coordenador da Equipe de Fibra, e Marise Amaral.
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.