Avaliação da qualidade de vida em crianças e adolescente com fibrose cística

Comunicação IUPV - 02/11/2020 07:15

Resumo da pesquisa realizada por Ana Karolyny Cardoso dos Santos, Thamires da Silva Copeski, Claudia Tosato, Alessandra Straioto Salomão, Vera Lúcia dos Santos Alves , Renata Calhes Franco. O artigo fez parte do volume exclusivo sobre fibrose cística da revista Visão Acadêmica da Universidade Federal do Paraná (UFPR), edição lançada em setembro de 2020 em alusão ao Mês Nacional de Conscientização sobre a Fibrose Cística e que pode ser acessada na íntegra clicando aqui.

A fibrose cística trata-se de uma doença genética que gera ausência parcial ou total da proteína Cystic Fibrosis Transmembrane Conductance Regulator (CFTR) ,que possui importante ação em diversos sistemas, gerando uma serie de desconfortos e complicações na saúde do paciente.

Este estudo avaliou o impacto da doença na qualidade de vida dos pacientes portadores de fibrose cística e tomou-se conhecimento do que já se existe na literatura quanto a QV dos mesmos.

Conclui-se que nossos resultados não diferem do que já é conhecido, portadores de fibrose cística possuem uma boa qualidade de vida desde que obtenham acompanhamento regular de uma equipe multidisciplinar envolvendo equipe médica, fisioterapêutica respiratória, nutricionista e psicólogos.

Você pode conferir esse estudo na íntegra e saber mais sobre os pesquisadores clicando aqui.

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco