Fisiculturista com Fibrose Cística fica em quarto lugar em campeonato no Reino Unido

Instituto Unidos pela Vida - 01/03/2018 14:24

Fisiculturista com fibrose cística (FC) é o quarto lugar nos campeonatos de fisiculturismo do Reino Unido

Adonis Vamvoukakis conquistou o quarto lugar no UK Ultimate Physiques British Finals (as finais de competição de fisiculturismo no Reino Unido) na categoria Men’s Physique beginner’s (físico masculino iniciante). Ele entrou na primeira competição de fisiculturismo em agosto de 2017 e conquistou o segundo lugar, qualificando-se para as finais britânicas em 29 de outubro.
Adonis tem 27 anos de idade, casou-se há dois anos e vive em Torquay, Devon, no sudoeste da Inglaterra. Ele trabalha em um abrigo de éguas e potros em situação de risco, The Mare & Foal Sanctuary, em Totnes, há dois anos e meio. Antes era personal trainer e professor de musculação, mas depois de montar o cavalo da mãe encantou-se e decidiu mudar de profissão.

Forçar o corpo no limite

Adonis decidiu começar a competir no fisiculturismo para ver até onde conseguiria levar o próprio corpo. “Adotei o levantamento de peso e frequento academia há cerca de 13 anos. Escolhi entrar em uma competição com pessoas que têm a mesma maneira de pensar e que me veem como adversário justo. Apesar de ter FC, não questionei minha capacidade de fazer o que eles faziam. Eu sabia que minha vontade era igual à vontade de qualquer outra pessoa e que me empenharia ao máximo. O impacto sobre a FC não foi tão grande. Mas, se houve algum, foi o aumento da minha função pulmonar à medida em que eu me esforçava na academia mais que o habitual, e forçava meu corpo no limite”, disse ele.

Treinar com FC

Adonis foi diagnosticado com FC aos nove anos de idade, e atualmente tem alta função pulmonar, mantida com exercícios, dieta, antibióticos e outros tratamentos. Seu passado como personal trainer e o conhecimento de nutrição o ajudaram a competir.
“Eu não diria que a FC torna o meu treino diferente do treino dos outros concorrentes. Eu treino voltado para os pontos fortes e fracos do meu corpo, e trabalho ouvindo-o intensamente em busca de qualquer sinal de algo que precise ser mudado ou feito com mais empenho. Da mesma forma com a dieta, que talvez precise de um pouco mais de atenção do que a dieta das pessoas que não têm FC. Uso também o meu conhecimento de nutrição e o entendimento da FC e de como ela me afeta, para elaborar um plano que mantenha o meu percentual de gordura corporal baixo, mas que cumpra as necessidades de macronutrientes e micronutrientes do meu organismo. Sempre monitorei os alimentos que consumia antes das competições para entender o que funcionava e o que precisava ser mudado a fim de manter um bom preparo físico por fora, e por dentro um paciente saudável de FC”, ressaltou Adonis.

Superação de obstáculos

Adonis sempre teve uma perspectiva positiva em relação ao exercício, à sua condição e à sua vida em geral.
“Para mim a FC é um obstáculo a superar, muito parecido com o de qualquer outra pessoa, seja uma condição, dinheiro, família. Sempre há uma forma de alcançarmos nossos objetivos desde que haja disposição e uma maneira eficiente de contornar ou enfrentar os obstáculos que a vida nos coloca. Uma citação brilhante do próprio Arnold Schwarzenegger é que ‘não se conquista o sucesso de braços cruzados’”, afirmou ele.
Adonis finaliza dizendo que ser portador do gene não tem relação nenhuma com desistência. “Sim, eu tenho FC, mas isso não significa que tenho que desistir porque as coisas podem ser mais difíceis do que seriam para outra pessoa. Significa que eu quero mais que tudo alcançar os meus objetivos. Tive que trabalhar mais, mas eu queria isso, estava determinado a fazer acontecer”, complementa ele.
Adonis planeja continuar competindo no próximo ano, e tem sido patrocinado por uma empresa local de roupas e artigos esportivos chamada HENCH.Ltd., que doará 5% de sua receita ao Cystic Fibrosis Trust por produtos vendidos, usando o código de desconto “ADONIS” no ato do pagamento. Para se atualizar em relação aos códigos de desconto, siga Adonis no Instagram.
Para saber mais sobre como se manter ativo com fibrose cística, dê uma olhada no nosso programa Activity Unlimited (Atividade Sem Limites), ou visite o CF Fitness Space (Espaço Fitness para FC) para ver dicas sobre exercícios. Também acesse o Pactster, um site que oferece vídeos de exercícios gratuitamente e com apoio da comunidade para pessoas com fibrose cística.
Fonte: https://www.cysticfibrosis.org.uk/news/adonis-raises-the-bar
Foto: Instagram Adonis/reprodução pessoal.
Traduzido por Vera Carvalho, voluntária de tradução para o Instituto Unidos pela Vida. Vera é tradutora profissional com especialidade na área científica (carvalho.vera.carvalho@gmail.com).
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco