Gerenciando o tempo para realizar o tratamento da FC adequadamente!

Instituto Unidos pela Vida - 10/12/2017 09:29

relSabemos que o tratamento da fibrose cística (FC) demanda muito tempo do nosso dia, especialmente para as inalações e sessões de fisioterapia. Mas elas funcionam e são fundamentais para o tratamento! O ideal é conseguir inserir esta rotina de tratamento no seu dia-a-dia, para também não prejudicar suas atividades! Algumas ideias:

  • Planeje antecipadamente! Se você vai a algum evento, e estará lá no horário de algum medicamento, leve-o com você, ou, dependendo do horário, faça-o antes ou depois do seu compromisso.
  • Mantenha a organização: Coloque um lembrete diário no seu telefone, tenha um pequeno calendário para não esquecer de quando tomar os remédios. Sabemos que são muitos, e as anotações podem ser grandes aliadas neste momento!
  • Multitarefa: Enquanto você faz uma inalação, por exemplo, aproveite para fazer outras coisas! Isto pode distrair e fazer com que o tempo passe mais rápido. Dê uma olhadinha nos seus e-mails, leia notícias, assista seu programa favorito na TV, mexa no Facebook ou ainda faça a lista do mercado! Estes são apenas alguns exemplos de atividades que podemos fazer junto com a inalação, não esquecendo nunca da postura adequada para este procedimento.
  • Faça disso um hábito: Quando as atividades entram na rotina, a repetição deste comportamento acaba se tornando natural. É como escovar os dentes ou ir ao banheiro antes de dormir. Você faz isto de forma tão automática, que já é um hábito. Tente, na medida do possível, colocar seu tratamento na rotina, de forma que você consiga fazer as coisas que gosta no seu dia, e que se cuide bem para o próximo!

Na Escola ou no Trabalho
Às vezes você poderá sentir que está incomodando quem está ao seu redor – talvez quando está tossindo, usando um inalador ou fazendo algum tipo de limpeza das vias aéreas. Mas você não deve sentir-se desconfortável por fazer o que precisa para cuidar de você. Além do mais, devemos lembrar que os cuidados conosco, no final das contas, não são somente para nós. Aqueles que nos amam nos querem bem, e para isto nos cuidam também.
Faça com que seus professores ou supervisores tenham conhecimento das suas necessidades de saúde especiais, e planeje para ter certeza de que terá tempo para fazer o que precisa ser feito.
 
Fonte: Manage your time – Cystic Fibrosis Foundation – http://www.cff.org/Adults/Respiratory/LungCareBasics/TimeManagement/
Tradução: Talita Crozeta – talita@unidospelavida.org.br
Complementações: Verônica Stasiak, Psicóloga, Especialista em Análise do Comportamento – CRP 08/16.156 veronica@unidospelavida.org.br
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretende substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco