19 locais em todo o Brasil são iluminados de roxo no Mês da Fibrose Cística 2020
Comunicação IUPV - 16/10/2020 07:06O Setembro Roxo – Mês Nacional de Conscientização sobre a Fibrose Cística 2020 foi um verdadeiro sucesso e bateu todos os recordes de divulgação na imprensa e nas mídias sociais. Mas teve outro aspecto da campanha que também fez toda a diferença este ano: as iluminações.
No total, foram 19 locais iluminados em todo o Brasil e tudo isso só foi possível graças a colaboração de voluntários, parceiros e associações de assistência à fibrose cística de todo o país. Abaixo, listamos todos os locais iluminados neste Setembro Roxo:
Curitiba/PR
Jardim Botânico, Torre da RPC, Arena da Baixada e Câmara Municipal (parcerias feitas pelo Unidos pela Vida)
Belo Horizonte/MG
Torre Alta Vila (parceria com a Associação Mineira de Assistência a Mucoviscidose (AMAM)
Águas Mornas/SC
Unidade Básica de Saúde Central (parceria viabilizada pela mãe de fibra Andréia Graupner)
Lauro Müller/SC
Prefeitura Municipal de Lauro Müller
Recife/PE
Prédio da Justiça Federal, Tribunal Regional Federal da 5ª Região e a Torre da Globo Nordeste (parceria viabilizada pela Associação Pernambucana de Amparo aos Fibrocísticos (APAF) – Lara Thays Mattos Sandes)
Porto Alegre/RS
Estádio Beira-Rio (parceria viabilizada pela Associação Gaúcha de Assistência à Mucoviscidose (AGAM)
Brasília/DF
Câmara dos Deputados, Senado Federal e Hospital da Criança (o hospital foi viabilizado pelos profissionais da saúde e os outros dois locais pelo Unidos pela Vida)
Fortaleza/CE
Praça Portugal (parceria viabilizada pela Associação Cearense de Assistência à Mucoviscidose (ACEAM)
Campo Grande/MS
Câmara Municipal de Campo Grande (parceria viabilizada pela mãe de fibra Cláudia Shipanski)
São Paulo/SP
Prédio da FIESP (parceria feita pelo Unidos pela Vida)
Salvador/BA
Arena Fonte Nova (parceria feita pelo Unidos pela Vida)
Hortolândia/SP
Ponte Estaiada (parceria viabilizada pelo pai de fibra Wesley Daniel de Souza)
A Flávia Ferrario é vice-presidente da Associação Pernambucana de Amparo aos Fibrocísticos (APAF) – Lara Thays Mattos Sandes. Ela ressalta a importância das iluminações para chamar atenção para a causa em nosso país.
“Pincelamos nossa cidade de roxo e foi muito emocionante. Há um ano estávamos reformulando a associação e foi muito difícil. Ligamos para várias rádios e jornais e as pessoas não deram muita atenção pra gente. Mas depois de um ano de muito trabalho, tudo mudou e recebemos ligações de pessoas querendo participar, convites para realizar eventos e fomos muito bem recebidos por todos os órgãos que procuramos para viabilizar a parceria. Foi com muita emoção que vimos a Torre da Globo Nordeste, o Prédio da Justiça Federal e o Tribunal Regional Federal da 5ª Região aqui em Recife, Pernambuco, cintilarem de roxo em alusão à nossa campanha”.
A Larissa Araújo faz parte da (parceria com a Associação Mineira de Assistência a Mucoviscidose (AMAM), associação que conseguiu a iluminação da Torre Alta Vila em Belo Horizonte. Ela conta que viabilizar esta iluminação fez toda a diferença para as ações da campanha no estado.
“Por conta da pandemia os eventos presenciais não aconteceram, mas não temos dúvidas de que as iluminações tornaram a campanha ainda mais especial. A Torre Alta Vila é um dos pontos mais altos da região central de Belo Horizonte e estamos felizes demais por ter contribuído com as ações que coloriram o Brasil de roxo este ano”.
O Unidos pela Vida – Instituto brasileiro de Atenção à Fibrose Cística agradece imensamente a parceria de todos que viabilizaram as iluminações em 2020. Juntos, colorimos o nosso país de roxo e demos mais visibilidade para a nossa causa.
Por Kamila Vintureli
Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.