Just Breathe: Jesse, 23 anos

Instituto Unidos pela Vida - 21/12/2015 16:12

IMG_1383Eu nasci muito doente em uma área rural próxima a Asheville. Os meus pais eram muito novos, ambos estavam com 22 anos e não tinham muita ideia de como cuidar de mim. Eles estavam assustados. Em certa ocasião, eu fui diagnosticada com Fibrose Cística. Nós nos mudamos para a cidade natal dos meus pais em Memphis durante o meu primeiro ano de vida, para contar com a ajuda de familiares e médicos. Lá era um lugar melhor para que pudessem cuidar de mim. Aos dois anos de idade, minha irmã também foi para a cidade grande, pois ela também tinha FC.

Eu credito o meu senso de humor aos meus pais. Além disso, agradeço minha mãe por moldar as atitudes que Rowan e eu temos quando se trata de como nos enxergamos, bem como lidamos com a FC. Nós crescemos com a firme ideia de que não éramos diferentes de ninguém, exceto quando, eventualmente, ficávamos doente. Essa maneira de pensar afetou como eu encaro a maior parte das coisas na minha vida. Eu sei que posso passar por tudo. Eu sou forte. Eu sou uma lutadora, assim como a minha irmã. Às vezes, conforme eu vou ficando mais velha, fica difícil ter uma doença como a minha e fazer coisas que as outras pessoas veem como básicas, como: manter um trabalho, dormir por horas seguidas e estar em movimento. Existem momentos que eu sinto que não consigo dar o próximo passo ou fazer alguma coisa nova, mas eu sempre lido com isso. Aos 23 anos de idade, estou cansada. Isso me assusta!

Eu descobri que me preocupo muito com o tempo: será que terei tempo de construir uma carreira? Será que vou casar? Terei filhos? Se eu for abençoada com filhos, poderei ver eles crescendo? Eu espero e às vezes rezo para conseguir fazer todas essas “grandes coisas”. Porém, estou em paz com o fato de que pode ser que não consiga. Em última análise, eu sou uma lutadora e vou continuar assim até não conseguir mais. Aliás, me assista passando dos 99 anos! =D

Tanto a foto quanto o texto desse post são propriedade de Ian Ross Pettigrew e fazem parte do projeto Just Breath – Adultos vivendo com Fibrose Cística. A tradução e reprodução desses materiais no site do Instituto Unidos Pela Vida foram autorizados pelo autor.

Fale conosco