Trikafta® tem parecer inicial desfavorável da Conitec e vai à consulta pública

Comunicação IUPV - 29/03/2023 15:01

Nesta quarta-feira (29/03) aconteceu a 117ª reunião da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). Durante a plenária foi realizada a apreciação preliminar do elexacaftor/tezacaftor/ivacaftor (Trikafta®), e de acordo com a ata divulgada após a reunião, a recomendação inicial da Comissão foi DESFAVORÁVEL para sua incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS). O tema foi encaminhado para consulta pública, que será aberta em breve. Clique aqui para conferir o documento na íntegra.

A 117ª reunião contou com a participação de uma pessoa diagnosticada com fibrose cística que faz uso do Trikafta®, no espaço Perspectiva do Paciente. Ele pode falar por dez minutos sobre a sua experiência utilizando a medicação, e a sua seleção foi feita por meio de um sorteio entre todos os inscritos na chamada pública aberta previamente no site da Comissão. Clique aqui para relembrar

Próximos passos

Nos próximos dias, a Conitec publicará em seu site o Relatório de Recomendação referente ao Trikafta®, documento que trará os motivos que levaram à recomendação preliminar desfavorável, e abrirá a Consulta Pública para participação de toda a comunidade no formulário de experiência e opinião, e também dos profissionais da saúde no formulário técnico-científico.

Sua participação na Consulta Pública será fundamental!

A Consulta Pública, quando aberta, ficará disponível por 20 dias, e após esse período, as contribuições enviadas serão organizadas e adicionadas ao relatório técnico para, na sequência, serem analisadas pela Conitec em nova reunião. O Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística fará a divulgação em seus canais de comunicação assim que o relatório estiver disponível e a Consulta Pública for aberta.

Quando isso acontecer, a participação de todos – pessoas com fibrose cística, familiares, amigos, associações de assistência e profissionais da saúde – será fundamental para buscarmos a reversão da decisão inicial desfavorável da Comissão. 

Para começar a se preparar para a Consulta Pública e ter mais informações sobre como valorizar a sua contribuição no momento em que ela for disponibilizada, clique aqui e acesse um texto específico sobre esse tema.

Quem é elegível ao Trikafta®?

O registro do elexacaftor/tezacaftor/ivacaftor (Trikafta®) foi aprovado no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) somente para uso em pessoas com fibrose cística com 6 anos de idade ou mais e que tenham pelo menos uma mutação F508del no gene regulador da condutância transmembrana da fibrose cística (CFTR), e que tenham indicação médica para utilização.

Para mais informações ou em caso de dúvidas entre em contato conosco pelo telefone (41) 99630-0022 ou e-mail contato@unidospelavida.org.br.

Por Kamila Vintureli

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação. 

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco