Contribuições da Consulta Pública do Trikafta® serão apresentadas na 121ª reunião da Conitec

Comunicação IUPV - 31/07/2023 10:28
Contribuições da Consulta Pública do Trikafta® serão apresentadas na 121ª reunião da Conitec

Nos dias 02 e 03 de agosto, será realizada a 121ª reunião da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec). De acordo com a pauta divulgada no site da Comissão (clique aqui para visualizar), no dia 03/08 serão apresentadas as contribuições recebidas durante a Consulta Pública nº 18 referente ao elexacaftor/tezacaftor/ivacaftor (Trikafta®).

Durante esta nova reunião, os membros do Comitê de Medicamentos da Conitec irão decidir se a recomendação inicial desfavorável para incorporação do Trikafta® no Sistema Único de Saúde (SUS), feita durante a 117ª reunião da Comissão, em 29 de março, será mantida ou se a recomendação final será favorável, a partir dos novos dados e preço submetido na Consulta Pública. Relembre aqui.

Após esse processo, a recomendação final da Conitec é enviada, por meio de um relatório técnico, ao Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde do Ministério da Saúde (SECTICS/MS), responsável pela decisão final sobre a incorporação da tecnologia no SUS.

Se a decisão desfavorável for mantida, e o Trikafta® tiver a recomendação negada para incorporação ao SUS, a sociedade poderá pedir ao Secretário da SECTICS uma Audiência Pública, como última instância.

Sobre a Consulta Pública

A Consulta Pública nº 18 do elexacaftor/tezacaftor/ivacaftor (Trikafta®) ficou disponível no site da Conitec para participação de toda a população de 25 de maio a 13 de junho.

Neste período, a campanha Contribua com a Fibrose Cística #TrikaftaJá trouxe informações específicas sobre o medicamento e conteúdos em diversos formatos sobre como participar da Consulta Pública. Relembre aqui

Sobre o Trikafta®

O registro do elexacaftor/tezacaftor/ivacaftor (Trikafta®) foi aprovado no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) somente para uso em pessoas com fibrose cística com 6 anos de idade ou mais e que tenham pelo menos uma mutação F508del no gene regulador da condutância transmembrana da fibrose cística (CFTR), e que tenham indicação médica para utilização.

Siga acompanhando o site e mídias sociais do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística. Todas as atualizações sobre esse tema serão compartilhadas em nossos canais de comunicação.

Por Kamila Vintureli

Quer fortalecer o trabalho realizado pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação. 

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco