Preço máximo para comercialização do Trikafta no Brasil é definido pela CMED

Comunicação IUPV - 17/08/2022 11:39

Em 05 de agosto foi publicada a definição do preço máximo para comercialização no Brasil do elexacaftor/tezacaftor/ivacaftor (Trikafta) feita pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED)

O Instituto Unidos pela Vida e a Associação Brasileira de Assistência à Mucoviscidose (ABRAM) já solicitaram à Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) a inclusão de destaque tarifário para zerar a alíquota do imposto de importação e ao CONFAZ a pactuação de Convênio pelos Estados para autorização de zerar a alíquota do ICMS, o que pode reduzir em 20% o valor em questão. Além disso, estão em constante diálogo com a indústria sobre prazo de submissão à Conitec.

O processo

A análise da CMED teve início em 29 de março, data de submissão do dossiê por parte da indústria fabricante, processo que aconteceu semanas após a aprovação de registro do medicamento na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), realizada em 02 de março. Clique aqui para relembrar.

Quem é elegível ao medicamento?

O registro do elexacaftor/tezacaftor/ivacaftor (Trikafta) foi aprovado no Brasil somente para uso em pessoas com fibrose cística com 6 anos de idade ou mais e que tenham pelo menos uma mutação DeltaF508 no gene regulador da condutância transmembrana da fibrose cística (CFTR).

O time do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística segue acompanhando de perto todo este processo e trará todas as atualizações em seus canais de comunicação. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo telefone (41) 99636-9493 ou e-mail contato@unidospelavida.org.br.

Quer fortalecer esse e outros projetos realizados pelo Unidos pela Vida? Clique aqui e escolha a melhor forma de fazer uma doação.

Nota importante: As informações aqui contidas têm cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e/ou o tratamento médico. Em caso de dúvidas, fale com seu médico.

Fale conosco