Contribuições das consultas públicas dos moduladores para fibrose cística serão apresentadas na 92º Reunião da Conitec

Comunicação IUPV - 30/10/2020 10:57

Entre os dias 4 e 5 de novembro de 2020 será realizada a 92º Reunião da Comissão Nacional de Incorporação de Novas Tecnologias no SUS (Conitec). Dentre as pautas do dia 5 de novembro está a apresentação das contribuições recebidas durante as consultas públicas dos medicamentos ivacaftor (Kalydeco) e ivacaftor + lumacaftor (Orkambi). Clique aqui e confira a pauta na íntegra.

Nesta reunião os membros do Plenário da Conitec irão ratificar ou retificar a recomendação inicial desfavorável para incorporação dos dois medicamentos no Sistema Único de Saúde (SUS), feita durante a 88ª Reunião da Conitec realizada em 9 de julho de 2020.

Após esse processo, a recomendação final da Conitec é enviada, por meio de um relatório técnico, ao Secretário de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE/MS), responsável pela decisão final sobre a incorporação da tecnologia no SUS.

Fique ligado no site e mídias sociais do Unidos pela Vida – Instituto Brasileiro de Atenção à Fibrose Cística. Traremos todas as informações para vocês por meio destes canais.

Relembrando 

Em 12 de agosto de 2020 foram abertas as consultas públicas referentes aos medicamentos Kalydeco (ivacaftor) e Orkambi (lumacaftor/ivacaftor) no site da Conitec. As consultas foram iniciadas após a recomendação inicial desfavorável à incorporação realizada durante a 88º Reunião da Conitec e se encerraram no dia 31 de agosto de 2020.

O pedido de incorporação para o Kalydeco foi realizado com indicação para pessoas com fibrose cística acima de 6 anos que apresentem uma das seguintes mutações de gating (classe III), G55ID, G1244E, G1349D, G178R, G551S, S1251N, S1255P, S549N ou S549R. 

No caso do Orkambi, foi solicitada a incorporação com indicação para pacientes com 6 anos de idade ou mais e que são homozigotos para a mutação Delta F508 no gene CFTR.

Por Kamila Vintureli

Nota importante: As informações aqui contidas tem cunho estritamente educacional. Em hipótese alguma pretendem substituir a consulta médica, a realização de exames e ou, o tratamento médico. Em caso de dúvidas fale com seu médico, ele poderá esclarecer todas as suas perguntas.

Fale conosco